Direcção do Curso de Eng. Civil!? Mudanças de novo!?

Direcção do Curso de Eng. Civil!? Mudanças de novo!?

por jose miguel -
Número de respostas: 4

Caros Colegas muito se tem falado de novas mudanças na direcção do mestrado de Eng Civil .... Alguem sabe ao certo o que se esta a pasar !? Sera que desta vez vamos ter um Eng. Civil a frente do curso!?

Gostaria de saber mais sobre este assunto

Em resposta a 'jose miguel'

Re: Direcção do Curso de Eng. Civil!? Mudanças de novo!?

por Luis Correia -
Boa noite,

Durante estes últimos dois anos (salvo erro) foram discutidos os mais variados assuntos/problemas do nosso curso - Engenharia Civil.
Atentamente sempre acompanhei as mensagens/o forum sem nunca me meter. A razão pela qual decido hoje me pronunciar é, somente, para que vos possa dar o meu conselho: "estudem, façam os exames, tirem boas notas, e estudem novamente".
Como é óbvio o curso tem problemas..e não esperem acabar, mesmo na melhor universidade do país, sabendo tudo de engenharia. Um bom engenheiro depende apenas de si próprio e da capacidade de se "auto-melhorar".
Quanto ao Curso em si, em vez de tentarem arranjar sempre uma maneira de reclamar com os "dirigentes", arranjem formas de os ajudar: transmitam os pontos de vista e sugiram algumas possíveis melhorias.

Uma boa noite para todos os alunos da Uma,
Luis Correia

PS: "Esta é a minha opinião, e não é nada mais do que isso. Espero que não fiquem ofendidos."
Em resposta a 'Luis Correia'

Re: Direcção do Curso de Eng. Civil!? Mudanças de novo!?

por João Lopes -
Eu não sou de civil, mas creio que isto se passa em todos os cursos, certamente. E Bolonha quer dizer, demasiadas vezes, que o professor não tem que ter grandes capacidades como orientador nem conhecimentos profundos sobre o que está a fazer. O aluno tem de saber pegar no que lhe é dado e investigar/estudar sozinho por outros meios. E, antes disso, quer dizer que tem de aprender a pesquisar sozinho, o que muitas vezes torna-se difícil para algumas cadeiras mais específicas.
Se o engenheiro é o "faz-tudo" então também tem de se desenrascar sozinho a aprender. -.-

@Roberto Alves, estudar não vai mudar muito. Estudar é uma constante lol.
Em resposta a 'João Lopes'

Re: Direcção do Curso de Eng. Civil!? Mudanças de novo!?

por Hildegardo Noronha -
Eu não sei quanto aos outros cursos mas, pelo menos no meu, os professores costumam dar a matéria necessária e/ou bases e mesmo apoiar. Algumas cadeiras exigem, sim, pesquisa mas são de anos mais avançados e temos sempre a tal base e apoio. Outras (bem mais raras) exigem 0 pesquisa - não quer dizer que pesquisa não melhore a nota, simplesmente não é necessário para aprovação.

Mas também admito que tive uma ou outra cadeira em que o professor era, na verdade, os alunos. Será que podemos exigir que nos paguem as propinas a nós, nestes casos? :p eheh

Quanto ao desenrascar sozinho, é certo que, como alguém já disse algures nestes fóruns, deveríamos treinar o raciocino e não a memória. Pesquisar desenvolve o raciocino, decorar (por vezes como burros a comer palha) não será o melhor para nós. O melhor é os professores encontrarem um bom ponto de equilíbrio entre os dois.

Como dizes, "estudar é uma constante" hehe.