creditos ects vs. unidades de credito

creditos ects vs. unidades de credito

por Adrian Filip Ocneanu -
Número de respostas: 1

caros professores e colegas,

estou em dúvida acerca do número de creditos referentes às cadeiras do 1º ciclo como se segue :

em primeiro lugar para concluir a licenciatura, o número imposto de creditos impostos, pela informação que tenho, é de 180 ECTS.

ora...na informação disponível até na pagina da universidade, ( http://www.uma.pt/portal/html/noticias/746/0007000073.pdf ) é dito o mesmo...ou seja, para chegar aos 180, cada cadeira tem agora um valor associado de 7,5 creditos.

como eu e outro colegas meus tivemos feito estas mesmas cadeiras do 1º ano, mas na pagina "infoalunos" continua um valor associado , digamos "antigo"(de 3 ou 4 UC) , pergunto-me e -lhes eu se não estámos perante um caso de pouca informação detida pelo abaixo-assinado, ou um caso de actualização, ainda para concretizar, da propria informação da parte dos serviços de informática.

deixo aqui a minha humilde pergunta, até porque esta situação tem uma prolongação de que soube hoje mesmo, e que é a seguinte : aparentemente,  o número de créditos já conseguidos por um aluno, junto com a duração do curso, da licenciatura, entram no cálculo da bolsa social gerida pelo Serviço de Acção Social

adrian filip

Em resposta a 'Adrian Filip Ocneanu'

Re: creditos ects vs. unidades de credito

por Adrian Filip Ocneanu -

caros professores e colegas,

com uma ajuda bem vinda da parte do nosso presidente nuno nunes, cheguei a receber uma explicação da parte dos serviços informáticos, como se segue:

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Adrian Filip,

A informação relativa ás notas cadeiras feitas no InfoAlunos só está a aparecer para 2006/07 e anos anteriores. A transição de cadeiras para Bolonha ainda não foi "copiada" para o sistema do SA porque só o vamos fazer depois de terminada a época de inscrição com transição para bolonha.

Por isso, quando seleccionas o curso de 1º Ciclo e o ano lectivo de 2007/08 aparece-te a informação das cadeiras do plano de Bolonha mas sem nota atribuída, embora com os ECTS de 7,5.
Além disso essa informação tem de ser refinada porque para podermos aplicar o plano de transição, e em reunião com o Prof. Nuno Nunes, para podermos resolver o problema dos alunos se poderem inscrever em cadeiras de 2º ciclo, embora estando matriculados em 1ºciclo, a solução foi colocar nesta fase de transição, as cadeiras nos 4º e 5º anos do 1º Ciclo. Apesar desta informação não corresponder ao plano oficial foi a solução rápida para o problema colocado.
Existe ainda a situação das cadeiras de EG que tinham de ter equiparações e como não existiam no plano oficial foram  colocadas no ano 0 (zero) do 1º ciclo.

Todas estas situações vão ser resolvidas, posteriormente, depois destas fases de inscrições com transição, ficando obviamente correcto o vosso plano de transição.O plano de transição apesar de estar aplicado, neste momento só pode ser consultado, em caso de dúvida, no SCI no piso 0.

Se precisarem de alguma da informação de transição, por um motivo urgente, nesta fase do processo de transição, recorram ao nossos serviços no piso 0, estamos cá para vos ajudar a resolver o problema.

Com os melhores cumprimentos,

Duarte Costa

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

penso que seja de alguma ajuda, sei que pessoalmente fico esclarecido. agradeço a ajuda recebida tanto como a resposta rápida.  :)

adrian filip