FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

por William Vieira -
Número de respostas: 3

Boa noite...

Em breve começa outro ano lectivo e por mais que o tempo passe ninguem tem uma atitude de facilitar o pagamento das propinas aos alunos nao bolseiros.Quem tem bolsa alem de ter mais "facilidade" entre aspas de pagar,sao ainda mais ajudados com o parcelamento em 10 vezes (98,6 euros/mes).

E os outros que nao recebem bolsa?

Bem isso só resta "desenrascarem-se" e pagar em 4 vezes (246,5 euros) que é uma quantia mesmo significativa mesmo que seja numa diferença no maximo de tres meses,alguns podem pagar essa quantia mas tenho quase a certeza que a maioria se apertam como pode para pagar e continuar a licenciatura.

A dias passou uma reportagem que varios alunos desistem por causa do valor elevado das propinas e pela falta de Flexibilidade que muitos locais do ensino superior tem para o fazer.

Suponho que nao é preciso uma reduçao de alunos na nossa Universidade,para que essa simples atitude seja tomada. =/

Será que ja nao é mais do que o momento de facilitarem o pagamento a todos(somos estudantes com os mesmo deveres,justamente tambem queriamos os mesmos direitos),ja desde que entrei na universidade que muitos dizem que ja foi pensado isso mas ate agora parece que nada irá mudar.

Saudaçoes Academicas...

Em resposta a 'William Vieira'

Re: FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

por João Lopes -
Acho que bastava mover a primeira grande propina mais para a frente.
Pagar 100 euros por três meses, ou pagar 300 no final dos três meses é essencialmente igual, mas pagar 300 euros no início dos três meses é diferente.
Em resposta a 'William Vieira'

Re: FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

por Francisco Capelo -
Caro William,

Concordo vivamente contigo em muita coisa, como os alunos "não bolseiros" pagarem tudo na íntegra sem quaisquer apoios. Infelizmente muitos colegas desistem devido à falta de capacidade financeira pois realmente não é nada fácil e o dinheiro não estica. É necessário fazer uma grande ginástica monetária para conseguir suportar os estudos.

Há até diversos alunos com bolsa que conseguem apresentar rendimentos ilusórios e estão a se aproveitar do que deveria ser para outros. Muitos têm um muito fraco aproveitamento, mas a bolsa está sempre lá. Há de tudo.

No entanto tenho que discordar de ti quando dizes que "ninguém tem uma atitude de facilitar o pagamento das propinas". Como podes ver, graças a acordo entre a AAUMa e a Reitoria, passou de 3 para 4 prestações, o que pelo menos para mim, é uma grande vantagem.
Sei também de fonte segura que estão a tentar passar para 5 prestações, o que não foi possível ainda este ano, mas quem sabe no próximo...

No entanto, francamente posso dizer-te que se dependesse de mim, à semelhança de muitos outros países da Europa, não haveriam propinas, os estudantes teriam passes para transporte gratuitos, senhas para refeições com desconto, bolsa referente a algum dinheiro de bolso (de igual valor para todos, pois somos todos estudantes!), etc.
É com muita dificuldade e sempre apertando o cinto que grande parte dos estudantes "não-bolseiros" conseguem frequentar o ensino superior, pois os estado vê-nos como ricos. Concordo plenamente contigo que os alunos que não têm bolsa deveriam ter as mesmas benesses que os restantes, pois nós pagamos sempre tudo e pelo valor mais elevado.

Outra situação é a de se um aluno não poder suportar os estudos e ter que trabalhar para ganhar uns trocos, é-lhe imediatamente cortada a bolsa. Mas isto é o país que temos que pretende formar "subsídio-dependentes".

Agora não posso concordar contigo quando dizes que ninguém tem uma atitude de facilitar o pagamento das propinas, pois, este ano, houve uma atenuar da prestação e isso é mérito da AAUMa em conjunto com a Reitoria. Embora ainda haja muito trabalho pela frente...

Saudações Académicas,

Francisco Capelo
Em resposta a 'William Vieira'

Re: FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

por Luís Eduardo Nicolau -
Olá William,

Este ano a UMa permitiu o pagamento da propina em 4 prestações (eram 3 prestações até ao ano passado).

Há dois anos nós apresentamos uma proposta para que o pagamento de qualquer propina fosse realizada em 10 prestações, fossem estudantes bolseiros ou não. Pois acreditamos que independentemente do estudante ser beneficiário de um apoio social, deve poder beneficiar dessa opção.

Neste ano existe o pagamento em 4 prestações e, no próximo ano lectivo, será estudada a viabilidade para aumentar o número de prestações para 5 ou mais. A alteração do número de prestações da propina tem grande influência nas receitas que a Universidade obtém e precisa ser estudada todos os anos. Há muitos anos que o número de prestações não era aumentado.

O Conselho Geral (CG) fixa o valor da propina. É também uma reivindicação dos representantes dos estudantes neste órgão o aumento do número de prestações das propinas.

Ao longo do ano, temos a nossa disposição vários meios (JA, Voz na Matéria e Pátio dos Estudantes para citar apenas alguns) que são usados para alertar para as dificuldades que os estudantes enfrentam no pagamento da propina e para a importância do aumento do número de prestações.

Para quem quiser saber mais sobre a realidade nacional dos valores das propinas recomendo o artigo do Canal UP que publicamos no passado dia 18/07.

Espero ter esclarecido a situação. Continuação de boas férias e obrigado pelo teu contributo.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

- Aproveitando o que o Francisco disse, posso referir que o mérito desse aumento de prestações é partilhado entre muitos: Magda, Odílio e Bárbara pela sua actuação no CG, mas também do Francisco Capelo, Bernardo Faria, Marlene Quintal, Carla Faria e João Figueira que são também nossos representantes no Senado, desempenhando um papel muito importante na defesa dos nossos interesses. Estão sempre atentos e prontos a trabalhar pelos estudantes.