FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

Re: FLEXIBILIDADE NAS PROPINAS

por Luís Eduardo Nicolau -
Número de respostas: 0
Olá William,

Este ano a UMa permitiu o pagamento da propina em 4 prestações (eram 3 prestações até ao ano passado).

Há dois anos nós apresentamos uma proposta para que o pagamento de qualquer propina fosse realizada em 10 prestações, fossem estudantes bolseiros ou não. Pois acreditamos que independentemente do estudante ser beneficiário de um apoio social, deve poder beneficiar dessa opção.

Neste ano existe o pagamento em 4 prestações e, no próximo ano lectivo, será estudada a viabilidade para aumentar o número de prestações para 5 ou mais. A alteração do número de prestações da propina tem grande influência nas receitas que a Universidade obtém e precisa ser estudada todos os anos. Há muitos anos que o número de prestações não era aumentado.

O Conselho Geral (CG) fixa o valor da propina. É também uma reivindicação dos representantes dos estudantes neste órgão o aumento do número de prestações das propinas.

Ao longo do ano, temos a nossa disposição vários meios (JA, Voz na Matéria e Pátio dos Estudantes para citar apenas alguns) que são usados para alertar para as dificuldades que os estudantes enfrentam no pagamento da propina e para a importância do aumento do número de prestações.

Para quem quiser saber mais sobre a realidade nacional dos valores das propinas recomendo o artigo do Canal UP que publicamos no passado dia 18/07.

Espero ter esclarecido a situação. Continuação de boas férias e obrigado pelo teu contributo.

Saudações Académicas, Luís Eduardo Nicolau

- Aproveitando o que o Francisco disse, posso referir que o mérito desse aumento de prestações é partilhado entre muitos: Magda, Odílio e Bárbara pela sua actuação no CG, mas também do Francisco Capelo, Bernardo Faria, Marlene Quintal, Carla Faria e João Figueira que são também nossos representantes no Senado, desempenhando um papel muito importante na defesa dos nossos interesses. Estão sempre atentos e prontos a trabalhar pelos estudantes.