IRSD+TLC=RCD

IRSD+TLC=RCD

por Luísa Pita -
Número de respostas: 7

Caros colegas,

Venho alertá-los e ao mesmo tempo pedir ajuda para uma situação lamentável que está a acontecer com o curso de Ensino de Informática.

No início do ano deram-nos um plano em que as disciplinas de Introdução às Redes e Serviços de Dados e Teoria das Linguagens e Compiladores seriam substituídas por Redes e Comunicação de Dados, ou seja só tínhamos que fazer Redes e Comunicaçao de Dados e a nota é lançda em IRSD e TLC.

Acontece que neste semestre não consta Redes e Comunicação de Dados no nosso horário, mas sim Teoria das Linguagens e Compiladores.

Até ao momento não conseguimos esclarecer esta situação com a Directora de Curso apesar de várias tentativas, por e-mail e pessoalmente.

O nosso curso não está inserido no proceso de Bolonha, mas nos últimos 2 anos sofreu alterações no plano para que ficassemos equiparados com o curso de Engenharia Informática, o que ainda não tinha acontecido era mudar o plano de um semestre para outro. Como se já não bastasse o limite que temos para acabar o curso (2010), ainda temos que nos sujeitar às constantes alterações do plano de curso.

Antes era cada ano um plano novo, agora parece que cada semestre um novo plano.

O que fazemos?

Para quem tem que trabalhar para conseguir ter o curso que sempre quis fazer, só com um grande esforço e vontade de querer mesmo fazer o curso é que chega lá.

Em resposta a 'Luísa Pita'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Ana Cristina Marques -
Olá Luisa e restantes colegas de EnsInformática,

Como sabes concordo contigo. Compreendo que se tenha tentado fazer o melhor aquando da primeira alteração do plano, mas o que acontece é que tenho três matriculas e já tive três planos diferentes! O problema é que as alterações sem esclarecimentos aos alunos geram incertezas e confusões. Como resultado das mudanças de plano, eu, por exemplo, este semestre tenho 8 cadeiras para fazer e efectivamente não sou repetente a nenhuma delas!

Quanto à questão de IRSD e TLC, realmente do último plano deixado na secretaria para os alunos de ensino, consta a informação de que teríamos de nos inscrever nas duas cadeiras mas fazendo RCD a nota seria lançada em ambas (como aconteceu com TCC e FLAP). Porém coloquei a questão à directora de curso e a informação que tenho é que temos que fazer as duas, ou seja, RCD que dá equivalencia a IRSD e TLC que dá equivalencia a TLC. Acho importante que esta situação se esclareça entre todos os alunos de ensino de informática, até porque as aulas já começaram.

Aproveito para chamar também a atenção para a situação das cadeiras de opção II. Há incompatibilidade de horário com todas elas, à excepção de GP, que surge como cadeira de opção mas que é uma cadeira obrigatória que substitui Programação Lógica e Funcional, e de Human-Centered Software Engineering e Interface and Interaction Design em relação às quais ainda não foi disponibilizado horário. 

Cumprimentos,

Ana Cristina Marques
Em resposta a 'Ana Cristina Marques'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Elsa Maria dos Santos Fernandes -

Caros alunos da Licenciatura em Ensino da Informática.

Por lapso dei uma informação incorrecta a Ana Cristina Marques sobre as disciplinas de RCD, IRSD e TLC.

Tudo se mantém como estava inicialmente, ou seja, os alunos fazem RCD e a nota é lançada em IRSD e TLC.

Já confirmei o vosso horário e RCD não coincide com qualquer cadeira.

Peço imensa desculpa pelo transtorno causado.

Elsa Fernandes

Em resposta a 'Luísa Pita'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Eduardo Fermé -

O lapso do TLC foi culpa minha apos consulta da Prof. Elsa Fernandes.

Acho por outro lado que os docentes envolvidos nas mudanças acontecidas no vosso curso (fundamentalmente a Prof Elsa, o Prof Nuno e eu) temos sempre mostrado a maior das vontades de tentar resolver os vossos problemas (dos quais somos perfeitamente concientes e que não são culpa do DME, nos não eliminamos Ensino de Informatica de Portugal).

De modo tal que não acho nem correcto nem justo colocar as reclamaçoes nesse tono.

Cumprimentos,

EF

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Luísa Pita -

Caro Prof. Fermé,

Peço desculpa se não gostou do tom com que abri este tema, mas as aulas já começaram e não sabia o que fazer, pois tentei falar com a directora do curso sem êxito. Ainda por cima eu e a Ana obtivemos respostas diferentes do mesmo professor.

Agradeço toda a atenção que tem dado ao nosso curso, pois sei que o prof. foi um grande defensor do mesmo.

Cumprimentos,

Luísa Pita

Em resposta a 'Luísa Pita'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Eduardo Fermé -

Novamente, a Prof Elsa deu respostas diferentes pela minha causa. De facto foi eu que diz a Prof Elsa que Ana devia fazer TLC enquanto escrevia a resposta a Ana, de ahi a confusão.

Ja pedi disculpas a Prof Elsa e peço tambem a Vcs pelo incomodo, mas nos tambem podemos confundirnos.

EF

Em resposta a 'Luísa Pita'

Re: IRSD+TLC=RCD

por Ana Cristina Marques -

Caros professores Eduardo Fermé, Elsa Fernandes e Nuno Nunes

Falando por mim, mas achando que a opinião dos restantes colegas será a mesma.

Estou consciente da boa vontade de quem se envolveu nestas alterações e ainda mais da dificuldade em encontrar a melhor solução para todos. Da minha parte peço desculpa se em algum momento transpareceu o contrário.

No entanto, apelo à vossa compreensão para a ansiedade e insegurança que nós, alunos de ensino de informática, vivemos neste momento e que suscita tantas perguntas e desabafos.

Cumprimentos,

Ana Marques