UMa Propina quase maxima..... EDA!

UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Pedro Nunes -
Número de respostas: 37
Boas caros colegas e Profs.

Tenho lido os mail's e vejo que o descontentamento é geral...
Em tema de conversa num café cheguei a conclusão em que se aumenta as propinas sem existir melhorias nas condições da UMa, visto que no Ano Lectivo anterior com as mesmas condições pagavamos menos.

1º A que se deve a falta de Prof's?

2º Se todos nós pagamos 950€ de propinas para que serve esse dinheiro?

3º Se não à espaço para tantos alunos, porque que continuamos a aumentar o número de vagas?

4º A que se deve a pouca flexiblidade dos hórarios? Visto que os alunos pagam para ter melhores condições e afinal quem tem as melhores condições são os professores? Se existe menos docentes porque não se aumenta a carga hóraria, tendo em conta que um trabalhador "normal" trabalha 40h semanais!!!!

EDA - Estruturas de Dados e Algoritimos

Ao assistir à aula de EDA, deparei-me com um anfiteatro de 120 Alunos cheio. Segundo o Professor, estão inscritos cerca de 600 alunos nesta cadeira, e só existe uma aula teorica. Para além do mais, nesta aula super lotada, nem o ar condicionado funciona. Afinal de contas, o que pagamos nem dá para por um ar condicionado a funcionar?

Onde está o nosso dinheiro???

Saudações Académicas
Em resposta a 'Pedro Nunes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Utilizador apagado -

Não posso deixar de felicitar este aluno (Pedro Nunes) pela pertinência das questões levantadas.

Pena é que os dirigentes da AAUMa não assumam as mesmas preocupações, refugiando-se nas tradicionais (já em desuso) praxes.

É preciso lembrar que o que está em causa são as condições de trabalho num período da vida de cada estudante aproximadamente de 5 anos que é a duração de um curso de engenharia.

Saudações.

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Dany Freitas -

O problema dos anfiteatros cheios, e sem condições nao sao de agora! E quem julgava que com o aumento das propinas tais problemas se iriam resolver, enganou-se redondamente!Compreendo a indignação do meu colega, mas como vivemos em Portugal, e vive-se numa era do desenrascanço e que ninguem tem responsabilidades temo que estas e outras situações nao se resolvam!Temos bons alunos e maus alunos!Temos bons professores e maus professores!Isso é normal!Não somos todos iguais! Apesar das condições existentes, às vezes são boas outras muito más, ainda existem alunos e professores esforçados que tentam tudo por tudo,para leccionarem aulas!Mas o que me incomoda é a apatia de certos orgãos que deveriam defender os alunos, mas como estamos no mês do caloiro, estão com a agenda cheia, a preparar as noitadas, pois são nas noitadas que se formam os alunos e nao nas salas de aula!Já que a AAUMa nao se interessa por isto, espero que a recém formada Associaçao de Estudantes de Matematica e Engenharia da Madeira se esforce por ajudar os alunos e também os professores para resolver este problema, GRAVE, que nao se passa so em EDA, mas também noutras cadeiras!

Boa Sorte a todos neste ano lectivo

Atentamente

Dany Freitas

Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Magda Ascensão -

Ora bem,

Dany o problema das condições físicas e de recursos humanos não são de agora, como tu muito bem salientaste. E não é disso que estamos aqui a falar, este constante desabafo debate-se com a frustração que este ano lectivo tende a nos oferecer.

As propinas foram sempre tema de revolta dos estudantes, a AAUMa juntamente com os outros estudantes representantes do senado, para além de votarem contra, tentaram mostrar nos órgãos próprios os nossos argumentos e garanto que a luta não foi fácil.

 

 

Fica problemático ser ouvido numa Instituição que apenas vê números em vez de pessoas é por isso que este fórum é importante.

Muitos dos desabafos são em cafés onde se tudo discute e pouco se pode fazer, aqui temos a oportunidade de ouvir e sermos ouvidos sem tabus e talvez em conjunto encontramos uma solução.

 

Mas a administração da UMa é responsabilidade dos órgãos que tratam da gestão, nós alunos cumprimos com o nosso dever e apenas pedimos que cumprem com o deles, que consiste em fornecer condições mínimas de trabalho. Uma Universidade trancada a sete chaves, cheia de limitações não é o espírito que se pretende na formação de cidadãos a “luz de Bolonha”.

 
Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por José António Barros -

Concordo inteiramente com o exposto. Acrescento que sou um (mais um) dos que não alinha nas fileiras dos sócios da AAUMa (Alcoólicos Anónimos da UMa, presumo ser esta a descrição mais correcta). em vez de tratarem de coisas einteressantes e úteis, empenham-se nas festas, e assim vão enganando os caloirinhos.

não posso deixar de comentar uma situação que há uns dias atrás presenciei:

Um colega meu, pretendia divulgar uma actividade cultural, mais precisamente uma peça de teatro, e na tentativa de informar a todos os utentes da UMa, resolveu levar uns cartazes para afixar. Ao manifestar o seu interesse junto da tal associação, que por sinal é proprietária daquilo tudo, foi informado de que apenas podia colocar um cartaz. Ora, para divulgar uma actividade cultural, ainda por cima uma que era de extrema qualidade e importância, como era o caso, a bendita associação não deixou, mas é ver a quantidade de lixo publicitário que eles têm lá exposto.  sem mais comentários

abraço

Em resposta a 'José António Barros'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Pedro Nunes -
Não se percebe realmente o que anda a se passar na UMa... ninguém esta contente, parece que ninguém quer resolver a situação, será que os alunos é que vão resolver esta situação???
Se calhar mostrar tudo o que se está a passar à comunicação social... ou os alunos fazerem greve...

Acho que está na altura de alguém tentar resolver estes problemas!!

Em resposta a 'José António Barros'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Magda Ascensão -

Como acho importante ouvir todas as partes, quero partilhar convosco a resposta da AAUMa sobre este assunto. E tirem vocês próprios as vossas elações, não estamos aqui para tomar partidos mas sim tentar resolver um problema a que nos diz respeito a todos. Pessoalmente depois deste mail, fiquei sem perceber então a quem podemos dirigir, para de uma vez por todas resolver o problema das nossas salas de aulas. Se as salas não são elásticas e não existe "clonagem" de Professores como ficamos nós?

Luís Eduardo Nicolau <nicolau@aauma.pt> 8 de outubro de 2007 11:40

Caro Professor,

Penso que não acompanhou todos os nossos protestos contra a aplicação da propina máxima: reunião geral de alunos, tomada de posição pública, reunião com os representantes dos órgãos, sessões de esclarecimentos, protestos no Senado, abandono da reunião de Senado.

Alias o protesto e revindicação não foi apenas da AAUMa mas te todos os representantes em Senado e nos demais órgãos. Foi muito positivo conseguir reunir alunos de todos os cursos contra o aumento das propinas, aumento que teve o voto favorável de elementos do DME, pelos motivos que só dizem respeito a eles. Inclusive na aprovação do Orçamento os representantes da AAUMa e dos alunos votaram contra pelo facto de aulas da licenciatura em Engenharia Civil estarem em risco.

Peço também que não confunda a Praxe com a AAUMa, são coisas separadas, em que cada uma tem o seu momento distinto, possuindo a Praxe órgãos próprios. Sobre o problema da falta de lugar já na última semana contactamos a reitoria sobre o assunto:

De: Ricardo Câmara [mailto:rcamara@uma.pt]
Enviada: quinta-feira, 4 de Outubro de 2007 11:03
Para: 'Luís Eduardo Nicolau'; 'Associação Académica da UMa'
Cc: gabinetedoreitor@uma.pt; Prof. Pedro Telhado Pereira; Prof. Rui Carita; Prof. António Brehm
Assunto: RE: Salas e Anfiteatros

Exmo. Presidente da AAUMa

Sr. Luís Nicolau

Cumpre-me informar que as salas encontram-se optimizadas para a sua capacidade máxima, desde há dois anos, às quais foram acrescidos cerca de 250 lugares.

Fisicamente é impossível e muito desconfortável acrescentar mais lugares a qualquer sala ou anfiteatro, que eu tenha conhecimento não faltam cadeiras nas salas.

Todos os departamentos têm conhecimento da capacidade máxima das salas e anfiteatros, pelo que tendo presente o nº de alunos matriculados por disciplina devem proceder à marcação em espaços proporcionalmente capazes de o suportar, efectivamente os espaços pedagógicos não são elásticos.

A Reitoria disponibilizou as melhores condições possíveis a todas as unidades, mas a elas caberá a melhor gestão dos meios disponibilizados de acordo com as suas necessidades, pelo que os alunos em causa devem dirigir-se às respectivas unidades e levantar a questão.

Procederemos entretanto a uma chamada de atenção às unidades para que essa situação não se repita.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Câmara

Pelo que a AAUMa e os representantes dos alunos têm trabalhado acho descabido o seu comentário. Vamos continuar a trabalhar pelos alunos como temos feito, infelizmente nem todo o trabalho é visível, como acontece com todos. Na AAUMa estamos desde o dia 3/Setembro abertos das 9h às 17h atendendo as mais variadas questões apresentadas pelos estudantes.

Saudações Académicas,

Luís Eduardo Nicolau

___________________________________________

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA

Madeira University Student Union

Fundada em 1991

Instituição reconhecida pela Secretaria-Geral do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

www.aauma.pt

aauma@uma.pt


Assunto: MoodleDME: Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

Em resposta a 'Utilizador apagado'

ENGENHARIA CIVIL

por Herlander Mata-Lima -

Caros,

Ira decorrer no Madeira Tecnopolo uma Feira da Industria da Construcao muito relevante para Engenharia Civil onde estarao presentes diversas empresas do sector.

A Direccao da ASSICOM teve a amabilidade de oferecer convites para serem entregues aos docentes e alunos da Eng. Civil. O convite e' valido para todo o periodo da feira (ate 14 de Outubro). Amanha, sexta feira dia 12 de Outubro pelas 17:30, vai ser proferida uma conferencia subordinada ao tema "Perspectivas de Evolução do Sector da Construção Civil". E' fundamental que todos os alunos de Eng. Civil (do 1º a 4º ano) estejam presentes na conferencia. Por isso, devem dirigir-se todos ao meu gabinete amanha (sexta feira) para receberem os convites. Ha convites para todos. Negoceiem com os vossos docentes que tenham aulas nesse horario a possibilidade de irem para a conferencia em substituicao da aula.
Aparecam no meu gabinete no periodo compreendido entre as 9:00h e as 17:00h.

Por favor, passem a informacao aos alunos do 1º e 2º anos do curso visto que nao possuo os seus contactos.

Conto com a presenca de todos para representar o curso.

Bem haja e ca vos aguardo,

H. Mata-Lima

Em resposta a 'Pedro Nunes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por José Carmo -
Diz:

EDA - Estruturas de Dados e Algoritimos

Ao assistir à aula de EDA, deparei-me com um anfiteatro de 120 Alunos cheio. Segundo o Professor, estão inscritos cerca de 600 alunos nesta cadeira, e só existe uma aula teorica.

Resposta:

É impossível EDA ter cerca de 600 alunos. Não sei o número de alunos inscritos mas deve andar à volta de 200 (o ano passado eram 189, de acordo com os dados do Sidoc).

Em Paradigmas da Programação o ano passado tinha 225 alunos (e este ano deve andar pelo mesmo número).

Tenho duas turmas teóricas a funcionar: uma tem 120 alunos a outra tem apenas 20 alunos a ir às aulas.

Saudações académicas
Em resposta a 'José Carmo'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Pedro Nunes -

Realmente é vdd tem cerca de 200 alunos, engano meu, mas de qualquer forma não se percebe pk só uma aula teorica numa semana!!

Na minha opinião deveria haver muito mais Flexiblidade nos Horarios, por exemplo, para quem trabalha é muito complicado ir às aulas com estes horarios!  
Rever a situação das Salas de aula, e reparar material, como por exemplo Ar Condicionado!

Mas penso que isto só é possivel se houver Organização, mas depois de ler os mail's desponiblizados pelo Presidente de AAUMa, penso que é impossível haver organização, ninguém se entende...

Saudações Académicas

Em resposta a 'Pedro Nunes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Vitor Ferreira -
Não consigo deixar de dizer duas coisas rapidamente, poderei desenvolver noutra altura.
A acreditar no que a Reitoria diz nos jornais e também pelo que se passa no resto do país, penso que o aumento da propina até ao seu valor máximo serve o propósito de manter as condições actuais (e sei que esta afirmação pode inflamar muitos anîmos!), dados os cortes de financiamento que esta universidade sofreu tal como as outras. Só como exemplo de outros casos piores, temos a Universidade do Minho, que segundo ouvi dizer, encontra-se em risco de não poder sustentar o pagamento de alguns dos seus professores e cursos.
E talvez, devamos contemplar um novo rumo ao nível da gestão da universidade. Se calhar, deveríamos optar por uma gestão tipo 'privada'. Os bons princípios e práticas da ciência da gestão não se aplicam somente às empresas, mas também a qualquer organização com algum nível de complexidade e que possuem necessidades prementes de eficiência e eficácia em atingir os seus objectivos de curto e longo prazo.
Saudações académicas.
Em resposta a 'Vitor Ferreira'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Dany Freitas -

Cara Magda e Luiz Nicolau

Não tou aqui a criticar todo o trabalho que a AAUMa está a fazer!Nem sei o que a AAUMa faz nas reunioes de Senado, pois nao as presencio!Se está a defender os alunos, muito bem e nao faz mais que o seu dever pois para isso foi eleita!Se a minha critica foi injusta peço desculpa!Agora a imagem que passa para a fora é a de muita farra e pouco trabalho.E explico-vos porque: Ja viram a vossa criatividade, jeito, para fazerem cartazes apelativos, espetaculares para as festas académicas?? E para as RGAs é uma folha A3 que passa completamente ao lado da maior parte dos estudantes!Sei que é muito complicado mobilizar pessoas, mas o que eu vejo na UMa, é que há pouco vontade da parte dos estudantes fazerem parte da vida académica,nao das festas, mas sim de se inteirarem das decisões e fazerem parte dos centros de decisões!Se calhar o pouco ou nenhum voto na matéria que os estudantes têm nos tais centros de decisões ajuda a este descalabro !

Espero que nós comunidade academica, alunos e professores, tenhamos a consciencia que os tempos nao sao nada faceis, e tentemos fazer um esforço conjunto para que estes e outros problemas se resolvam para bem dos alunos,dos professores e da UMa

Atentamente

Dany Freitas

Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Luís Eduardo Nicolau -

Caro Dany,

Antes de mais a tua crítica não foi injusta ou descabida. O que qualquer Associação pretende dos seus associados, ou seja, dos estudantes da UMa é que eles sejam críticos e que participem nos seus projectos e iniciativas. Quanto a questão da RGA que mencionaste: Como divulgamos as convocatórias da RGA? Bem, enviamos uma mensagem para todos os estudantes, anunciamos em cartazes (A3), colocamos em rodapé no CanalUP, colocamos em destaque no site da AAUMa. Disponibilizamos os documentos a serem discutidos no site e na AAUMa em suporte papel. Depois da RGA disponibilizamos a acta na AAUMa e as ideias, ou documentos que foram produzidos, no nosso site. Como é óbvio, ficamos também sempre disponíveis para as questões e comentários que são apresentados (muitos por e-mail) depois da reunião. É claro que não só as festas merecem cartazes grandes e coloridos. As nossas sessões de esclarecimento sobre a transição (Maio) tiveram rollups colocados no átrio da UMa, para citar um exemplo. Workshops, Conferências e debates merecem sempre cartazes grandes e de destaque. Cada vez mais dispomos e podemos usar mais meios para divulgar todos os eventos: Jornal Académico, programa UMa na 3, site, cartazes, rollups, displays. Estes são também os nossos meios para chegar até vocês.

Mas tudo isto, como o colega já disse, é a obrigação da AAUMa. Desenvolver todo o leque de projectos e iniciativas que estão a ser desenvolvidas para os estudantes, sem descuidar o associativismo. Todos nós estudantes da UMa temos além da AAUMa representantes nossos no Senado, Assembleia, Conselho Pedagógico e Conselho de Curso. E todos nós, que assumimos um compromisso de trabalhar pelos estudantes, devemos fazê-lo que sejam da AAUMa ou não.


Mas a AAUMa não organiza praxes. Até porque a praxe é para praxistas e a Associação Académica ou de Estudantes é de todos, basta ser aluno da UMa. Para praxes existe uma Comissão de Praxes com direcção própria, sem ligação com a AAUMa.
Se a AAUMa só organiza festas... acredito e sei que não. Temos o JA e o programa da Antena 3 para citar dos projectos mais trabalhosos e que duram todo o ano. Depois organizamos projectos de solidariedade como o UMajuda. Ao longo do ano são feitas conferências e outras iniciativas: Ciclo de Esclarecimentos Bolonha na UMa, Bolonha e a Empregabilidade, Debate sobre o Aborto, Ciclo Minerva do Caloiro, A gestão da procura de emprego... Criamos um cartão de estudante para conferir descontos aos associados, uma agenda académica, temos um atendimento de segunda a sexta na sede da AAUMa, recebemos e tirarmos várias dúvidas pelo correio electrónico ou na própria AA. Toda a legislação que foi apresentada no passado ano sofreu o comentário e a análise da AAUMa dentro dos órgãos da UMa e perante o MCTES. Conseguimos uma bolsa de mérito extra para este ano, e para o próximo já garantimos mais 3.
Todos estes projectos e iniciativas são mérito dos estudantes da UMa que como membros desta Associação ou colaboradores mantêm actividades ao longo do ano para os estudantes. Se elas podem ser mais e melhores? Com certeza, e para isto contamos com a tua ajuda e de todos. Critiquem, reclamem, sugiram e participem.

Caro Pedro Nunes,

Não é que a saída seja a Comunicação Social (CS), mas certos aspectos como a AAUMa tem vindo a relatar, merecem divulgação na CS porque estamos a falar de uma instituição pública. Uma instituição que a sociedade tem uma palavra a dar e merece estar ao corrente do que de bom e ruim acontece. Não só divulgar o que existe de bom, mas o que de existe de errado. Já no dia 3/10 alertei a Universidade sobre o problema das salas e anfiteatros, na sexta tive a oportunidade de referir o problema ao Tribuna e esta semana ao Jornal da Madeira. Quando nós não pagamos propinas, somos penalizados. A Universidade não pode falhar connosco. Acredita que estamos a perder cada vez mais lugares nos órgãos com a nova legislação, era ridículo perder o lugar na própria sala de aula. Acredita que contra as propinas foram 17 estudantes (todos os presentes) votando não ao aumento em Senado. Mas elas aumentaram sim. De nada serviu? Serviu porque como nunca ou há muito se via, os estudantes estiveram reunidos antes e preparados para discussão como tem acontecido no Senado. Mérito da AA? Não. Mérito de todos os vossos colegas que estiveram e estão no Senado e demais órgãos trabalhar por todos.

Saudações Académicas, Luís Nicolau.

Em resposta a 'Vitor Ferreira'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Utilizador apagado -

Neste momento parece-me que já não faz sentido discutir o aumento de propinas pois já é um facto consumado.

O que faz sentido é ver se o diferencial da propina em relação ao ano passado está a ser aplicado na melhoria da qualidade do ensino. Parâmetros básicos para esta discussão são: a) o número de salas que ficou o mesmo; b) o número de alunos que aumentou; c) o número de professores que ficou o mesmo. Será que isto traduz uma melhoria da qualidade do ensino? Se não, é melhor assumirmos a realidade...

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -
Professor Portela...
ok, concordo consigo e todos nós já apontamos +/- o que está mal. Basta perguntar... como Professor Catedrático, que é, o que deseja fazer para tentar mudar os pontos aqui apontados?

Certamente terá mais influência do que nós, alunos. Mas mesmo assim, e nós, o que devemos fazer para também melhorar o que está mal?

Cumprimentos,
Marco Sousa
Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Utilizador apagado -

Meu caro Marco Sousa

Não se trata de um problema de influência; a minha única influência è o poder do meu voto nos órgãos em que participo.

O que é realmente importante é mobilizar os colegas para, em sede própria, tomarem as decisões mais convenientes; em tudo na vida é preciso lutar contra as adversidades. Já fui estudante universitário há mais de 30 anos; as dificuldades, de ordem política, eram imensas e só se contornavam através de uma forte mobilização estudantil.

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -

Também acho que devemos nos mobilizar. E acho que muitos estão na lógica do "Falam, falam, falam e não fazem nada!", não estou dizendo que é o professor... mas em termos gerais e apontado os meus colegas, tenho essa opinião. No fundo, pensam eles: "Alguém vai resolver..."

Mas seria bom ter o apoio de pessoas como o Professor provavelmente teria outro efeito em comparação de sendo só os alunos.

Também acho que não devemos "levantar poeira"... comunicação social, jornais, etc... acho que só nos prejudica.

E a "mobilização estudantil" não deverá ser por exemplo greves gerais, trancar a Universidade a Cadeado ou fazer qualquer coisa do género... só nos prejudica nas aulas. Afinal, com coisas desse género fica-se sem aulas e acho que seria um pouco contraditório, pois diz-se aqui que as salas estão cheias (provavelmente é porque querem ter aulas)...

Devemos nos mobilizar mas isto tem de ser pensado...

Um aparte:

Contesta-se o aumento das propinas... mas os representantes do DME votaram a favor, exeptuando, claro os alunos do DME que nos representam, que votaram contra. Porquê?

Cumprimentos,

Marco Sousa

Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Utilizador apagado -

Marco

Não sou membro do Senado pelo que não sei qual foi a estratégia de voto do DME no que diz respeito às propinas; mas admito que tenha estado implícita a melhoria da qualidade do ensino. O problema é que a gestão deste aumento não é feita pelo DME...

O que importa agora não é contestar o aumento das propinas que já é um facto consumado. O que neste momento me parece importante é verificar se o aumento das propinas é mesmo aplicado na melhoria da qualidade do ensino, como diz a Reitoria.

Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Eduardo Fermé -

Resposta ao Marco Sousa:

"Contesta-se o aumento das propinas... mas os representantes do DME votaram a favor, exeptuando, claro os alunos do DME que nos representam, que votaram contra. Porquê?"

Isto não é verdade. Sou o representante dos doutorados no DME e não votei a fovor, mas sim pela abstenção. O porque:

Durante o Senado  falei que a discussao não passaba por um tema
da qualidade respondendo a Prof. Idalina dizendo que embora acho que somos bons, não somos a 8va maravilha do mundo, mas que achava (e acho) que a qualidade dos nossos cursos melhorou.

A minha abstençao teve a ver com que são contra das
propinas, quer maximas, minimas, etc, e acho que falei sobre isso (sobre
quem e o beneficiado do estudo: se e a sociedade ou se é somente o propio
individuo).

Por outro lado estaba na minha cabeça que o propio senado ja tinha aprovado no ano anterior ou em 2005 (não lembor exactamente) um aumento gradual das propinas ate atingir a propina maxima, pelo que meu voto não foi contra (se em cada Senado se modificam as votações anteriores, o Senado perde sentido).


Saludos,

EF.

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -
Ok, Professor, digamos que o Professor tomou uma atitude neutra aquando da votação.

Mas não vamos discutir então isto do aumento das propinas, acho que o Professor Portela tem razão quando diz que o aumento já é uma realidade... mas penso que se, aumentou-se as propinas pensando que a qualidade do Ensino na UMa melhorou também deveria-se baixar estas caso isso não aconteceu ou não acontecer. Em Senado aumentou-se as propinas, em Senado estas também podem ser baixadas... ou não??

Lutemos pela melhoria das condições... se isso não acontecer... bem... as propinas também têm que reflectir isso.

Cumprimentos,
Marco Sousa
Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Eduardo Fermé -

Marco,

Não, não tive una atitude neutra e normalmente não a tenho no Senado. Uma posição neutra teria sido absterme sem ter falado.

Ponto 1. Falei que a qualidade e a propina maxima não tem a mais minima ligação, coisa que continuo a defender. O aumento tem mas a ver com a viabilidade economica da Universidade.

Ponto 2. Se um Senado as aumenta, e o seguinte as baixa e o seguinte as aumenta, etc...,  o Senado passa a ser uma fantochada, ja que TODAS  as deliberações do Senado so tendriam validade ate o Senado seguinte (coisa que, lamentavelmente, muitos tentan fazer).  Acho que manter uma coherencia neste sentido (a defesa dos orgaos da casa e as suas decisões) dista muito de ser uma atitude neutra.

Ponto 3. Defendo uma universidade publica gratuita e aberta, mas as propinas não são impostas pelo Senado, so o valor entre o maximo e o minimo. Por isto não votei a favor, mas falei sobre o assunto. Isto tampoco é uma atitude neutra.

Ponto 4. Em que se gasta o dinheiro das vossas propinas e o resto do dinheiro que entra na UMa? Bem, existe uma distribuição orçamental que foi votada e aprovada no Senado, onde se detalham os destinos dos dinheiros da Universidade. Votei contra essa distribuição orçamental, mas isso é outra historia.

Resumindo, se estiveste no Senado, evidentemente tens que esforçarte mais para ouvir o que se diz e que se defende. Se não participaste do Senado, deberias informarte antes de livianamente criticar atitudes aleias.

EF

Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Magda Ascensão -
Caros,

Percebo as vossas questões de honra, e eu como representante dos alunos no senado posso garantir que apatia, e neutralidade são adjectivos que não nos qualificam. Pelo contrário somos "crucificados" em quase todos os senados, e por mais óbvios e lógicos que sejam os nossos argumentos a rotulação feita pelos lobies existentes menosprezam qualquer trabalho por nós apresentado.

A verdade, é que a questão das propinas é-nós sensível, visto que pedem-nos para acreditar num sistema que persiste em não oferecer condições mínimas de trabalho. Mas grave do que isso, é o facto de que apresentado o problema físico e humano das salas de aula, ainda se vem a público afirmar que "aluno algum jamais assiste de pé a uma aula nesta Universidade". Isso sim é apatia, ou cegueira, ainda não consigo explicar.

A verdade,verdadinha é agora mais do que nunca a união dos alunos terá de ser exemplo efectivo e prático caso queiramos acabar com esta cegueira e surdez. Hoje houve uma RGA, porque ainda acredito que a União faz a força, só desejo que essa força seja mais visível e menos virtual.

Saudações Académicas

Magda
Em resposta a 'Eduardo Fermé'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -
Professor, acho que não me fiz entender... quando disse que teve uma atitude neutra estava a falar em relação à votação.... não no que disse no Senado ou na opinião. Só na votação.

De resto estou completamente de acordo no que disse.

E também não estou contra si. E sim, não estive presente no Senado e sim, devia informar-me melhor.

Desculpe lá em relação à atitude neutra, referia-me somente à votação. Talvez possamos conversar acerca disto no futuro (pessoalmente).

Cumprimentos,
Marco Sousa


Em resposta a 'Pedro Nunes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Jorge Lopes -
o mais lixado, na falta de palavras melhores, é que para o ano que vem está previsto outro aumento....

eu concordo com um aumento a partir do ponto que consigo ver melhorias em termos das condições na universidade..... acho que não preciso de ir mais longe com isto.

o que gostaria imenso é ver alguém da reitoria vir explicar aqui para onde vai o dinheiro das propinas e de investimentos de fora..... cá por mim isto é como está acontecendo com certos governos, há entrada de dinheiro.... mas este é absorvido rapidamente por parasitas.....

mas a probabilidade de alguém da reitoria aparecer por aqui no fórum e dizer a verdade concreta é inferior a uma montanha parir um rato.....
Em resposta a 'Jorge Lopes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por David Gonçalves -

Eu pessoalmente não acredito que o aumento das propinas seja um resultado de cortes orçamentais por parte do estado. Acho, como já foi referido por um colega nosso, que é um resultado de um síndrome muito conhecido em Portugal. Estou a falar como é lógico do síndrome "deixa meter mais um pouco no bolso e guardar este para o meu amigo".

Como foi dito e muito bem, existe sempre um ou outro parasita que lixa as contas de quem é honesto. Se houvesse de facto melhoria nas condições de ensino, concordaria plenamente, mas tal não acontece. Muito menos notamos qualquer preocupação por parte da reitoria em relação às opiniões ou queixas dos respectivos alunos. Diria que sofremos de um outro síndrome, desta vez o de "passa para cá o guito e cala o bico!", sendo um aspecto lamentável e infeliz.

Sinceramente acredito que se todos os alunos fizessem greve e/ou recusassem a pagar as próximas prestações das propinas, alguma coisa seria feita, ou pelo menos esses tais "parasitas" iriam arranjar tempo para nos ouvir. Podem pensar que é um pouco extremista, mas acredito que iria fazer com que muitas pessoas ficassem nervosas. 

Em resposta a 'David Gonçalves'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Dany Freitas -
Caro Luis

Eu percebo-te perfeitamente na questao dos cartazes dos rollups, e etc. O que a minha mensagem era suposto transmitir era a apatia dos nossos colegas (assumo a minha responsabilidade de ter ido a muito poucas reunioes),em de nao quererem participar na vida académica,nao nas festas mas sim nas reunioes, e tambem o pouquissimo voto na materia que nos estudantes temos! e isso é alarmante! Sem estudantes nao ha Universidade! Parece que vivemos numa democracia de Hugo Chavez que ha uns poucos anos dixe:"Isto é uma democracia, fico aqui até quando eu quiser" (isto nao é democracia, :(), em que os alunos é que têm de aceitar as consequencias de todos os males, vindo eles da reitoria, de antigas reitorias, de departamentos, de Governos Regionais, de Governos da Republica até da Uniao Europeia!

Eu acho, sinceramente que as greves nao sao a solucão. Isso ja está ultrapassado!Só nos é que ficamos a perder!Agora também sem quase poder de voto, ou nenhum é complicado a qualquer estudante ou qualquer AA tentar mudar alguma coisa!

O que também acho descabido em relação às propinas é so os alunos bolseiros poderem pagar em 10 prestações!Percebo perfeitamente as dificuldades economicas em que a maior parte das familias madeirenses atravessam, mas acho que também deveria se permitido aos outros alunos este tipo de pagamento!Acho que muita boa gente irá concordar comigo!

Na ultima semana vi alguns treinadores de futebol a pedir coragem a um arbitro de determinado jogo!Acho que nos comunidade académica temos que pedir a reitoria MUITA MAS MUITA CORAGEM para remodelar alguns departamentos da UMa que nao passam fardos, no desenvolvimento desejado para a nossa Universidade.Ha gente que tem de perceber que está a gerir uma Universidade, e nao a Santa Casa da Misericordia!

Atentamente
Dany Freitas
Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por José Ricardo Carvalho -

Muito bem se escreve por estes lados! É de louvar o interesse, opiniões e críticas de todos! Achei também de me expressar:

O valor das propinas é alto! As salas estão cheias? É verdade! Mas penso que os problemas não vêem da AAUMa! Estes pelo contrário, e pelo que tenho observado, têm estado sempre do lado dos alunos, com diversas iniciativas tanto lúdicas como pedagógicas! Por exemplo: quem não gosta de ler o Jornal Académico? Antes havia? Em 6 anos de UMa que tenho não me lembro! A eles só tenho a dizer: Obrigado e continuem o bom trabalho! Se há alguém a quem apontar o dedo seria à reitoria e porque não a nós próprios? Já pensaram que podemos ser nós os causadores de muitos destes problemas por todos nós mencionados?

Tenho me apercebido que alguns alunos tentam criar bodes expiatórios para a sua fraca "performance"! Eu, nestes 6 anos, a todas as cadeiras que perdi, foi por falta de empenho e dedicação e não (por exemplo) por o ar condicionado estar avariado! Quando muitos se baldam e consequentemente perdem as cadeiras não se lembram que terão de pagar mais um ano de propinas, e se calhar gastam esse dinheiro ou mais no ano em coisas absurdas e desnecessárias! Já pensaram que o facto de as salas estarem cheias é porque não passarmos as cadeiras, principalmente por falta de empenho? Já pensaram que se temos horários sobrepostos é porque perdemos as cadeiras? Que culpa tem o DME disso? De certeza que todos nós já tivemos maus docentes, más condições e tantos problemas já mencionados, mas há sempre alguém que passa essas cadeiras com esses docentes e essas mesmas más condições! Deixo uma sugestão: Trabalhemos muito este ano e veremos que muitos destes problemas irão desaparecer!

Outro assunto é: O dinheiro das propinas é bem empregue?

Se calhar poderia ser melhor, mas quem não se lembra de ter aulas no piso 2 em computadores que funcionavam a carvão? E agora como são? Havia antes laboratórios de informática (sem ser o NI) onde os alunos pudessem trabalhar? E com MAC’s? Por outro lado vejo que a qualidade da docência deixa algo a desejar! Se tenho docentes muito bons, tenho muitos mais onde saber ensinar não era um requisito obrigatório! Nesse aspecto poderíamos melhorar muito mais!

Evitando ser mal interpretado, só tenho a dizer que estou do lado dos alunos, mas há que ter a mão na consciência também! Não vale a pena se lamentar quando não nos esforçamos anteriormente!

Cumprimentos,

Ricardo Carvalho

Em resposta a 'José Ricardo Carvalho'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Carlos André Dória -
RGA para os alunos dos cursos a cargo do DME, amanhã quarta-feira, dia 10 de Outubro, às 14:00 no Anfiteatro 1.

Em resposta a 'José Ricardo Carvalho'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Francisco Capelo -

"Já pensaram que podemos ser nós os causadores de muitos destes problemas por todos nós mencionados?"

"Tenho me apercebido que alguns alunos tentam criar bodes expiatórios para a sua fraca "performance"! "

Não leves a mal, mas ESTÁS NO GOZO, certo??? Quer dizer que em ICE (mero exemplo) nós temos culpa de o nosso curso seguir o processo de bolonha (que ainda bem que é assim) e termos a mesma aula simultâneamente com outros cursos, tendo todos nós um horário muito restrito devido à pequena quantidade de turmas e estarmos num anfiteatro sobrelotado...!

Além disso, tu até podes perder todos os anos todas as cadeiras.. Mas desde que pagues as propinas, estás a pagar para teres condições para que no dia que te apetecer estudar tenhas no mínimo uma cadeira para te sentares...! E se te matriculaste numa cadeira, até podes não aparecer nas aulas, mas o teu lugar tem que estar contabilizado e livre pois tu estás a pagar para lá estar!

"O dinheiro das propinas é bem empregue?"

Se é bem entregue ou não sei... Não sei para onde ele vai... O orçamento não é público... Agora, lá diz o ditado, "Quando se meche no mel, há sempre alguém que lambe os dedos..."

Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por José Ricardo Carvalho -

Caro Francisco Capelo,

 

Concordo contigo! Como referi no meu último parágrafo do comentário, estou do lado dos alunos e concordo com a maioria do que se tem dito, e NÃO ESTOU NO GOZO!

As propinas estão altas? Sim! Lugares insuficientes nas salas de aula? Sim! Não há condições para todos? Verdade! Deveria haver mais turnos para que todos pudessem ir as aulas? Concordo! Ou mais docentes? Sim! Deviam arranjar o ar condicionado? Sim! Houve um melhoramento significante nas qualidades do ensino que justificassem o aumento das propinas? Não! Eu concordo com isso tudo e obviamente que a situação não é boa para os alunos, mas como já tinha dito (no caso de EDA que é o assunto do tópico) em grande parte fomos nós que a criamos! Estou enganado? Quem de facto mostra empenho ou tem a cadeira pela primeira vez tem todas as razões de queixa pois não tem culpa nenhuma! Se lesses nas entrelinhas o meu comentário era apenas dirigido a todos os alunos que se "baldam" e depois estão sempre a se queixar! Um colega nosso da UMa que foi fazer o mestrado nos EUA, em entrevista ao Diário de Noticias, disse algo do género: “ A mentalidade dos estudantes aqui é diferente, todos trabalham muito para ter aproveitamento! Na madeira n é bem assim!” Diz lá se não é verdade?

O meu comentário também era um meio de incentivo ao estudo e mostrar o outro lado, não para criar discórdias com ninguém! Afinal fui mal interpretado! Continuem a ir as aulas mesmo com sobre lotação, forcem a reitoria a tomar medidas! Não deixem de ir as aulas, pois o que costuma acontecer é que daqui a umas semanas já não vai ninguém e aí perdemos parte da razão que temos neste momento!

As nossas críticas e opiniões deveriam servir para accionar mecanismos junto dos responsáveis da UMa para a resolução destes problemas! Vamos ver se os resolvem!

 

Cumprimentos a todos!

Em resposta a 'José Ricardo Carvalho'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Marlene Camacho -

Ora bem, José Ricardo, acho que tocaste no ponto mais importante. Porque razão é que há pouca variedade de escolha em termos de horários, não será que deve-se ao facto de ser assumido desde o inicio que os alunos vão acabar por deixar de ir ás aulas?

Saudações,

Em resposta a 'Marlene Camacho'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Leonardo Jardim Marques -
Eu acho que o que se passa é que o vosso reitor pode estar a tentar encobrir o facto de a falta de orçamento está a prejudicar a qualidade do estudo realizado na UMa, o que não que dizer que ele não saiba... mas não fica bonito divulga-lo publicamente acerca de uma instituição que se pretende que cresça e isso pode afastar futuros financiamentos fulcrais,

Cumprimentos académicos,

Leonardo Marques
Em resposta a 'Leonardo Jardim Marques'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Francisco Capelo -

Caro Ricardo Carvalho,

não foste mal interpretado e concordo completamente contigo quando dizes que há muita falta de empenho por parte dos alunos...

Mas continuo a insistir na situação do ar condicionado.. Os anfiteatros parecem autenticas saunas nesta altura do ano, o que é mau tanto para os alunos como para os professores... Porque é que deste ano não fazem ao contrário e ligam-no agora e desligam no inverno? piscar

Caro Leonardo Marques,

Discordo com a falta de orçamento. Não estou a apontar o dedo a ninguém, nem o quero fazer, mas creio que tudo isto deve-se à má distribuição dos docentes pelos departamentos.. Há departamentos com docentes a mais, e departamentos (como é o caso do DME e do DF) com docentes a menos... E tudo isto refecte-se nas poucas turmas que nós temos e devido a isso as salas enchem... Se aumentarem as turmas, quem é que irá lecionar? Temos que ver que os professores também não podem se multiplicar...

Mas como todos sabemos, dentro de 15 dias o pessoal balda-se todo e as salas ficam vazias, e assim de nada serviu estarmos a reclamar... Pelo contrário, apenas ficamos mal vistos...

E como já foi dito, muito do investimento é em professores de renome, para que nós tenhamos um bom curso... Por isso, também temos que fazer um esforço...

Cumprimentos

Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Francisco Capelo -

Caro Leonardo Marques,

Disseste algo que eu acho muito importante e que pouca gente tem consciência disso, que é que quando a imagem da UMa é dinegrida, a imagem dos próprios alunos também é denegrida e estamos a comprometer o nosso futuro perante os possíveis empregadores... Por isso, a melhor maneira de resolvermos os nossos assuntos é por uma via interna e não ir reclamar para a comunicação social... Sinceramente, não sei como é que um aluno vai para o jornal reclamar...

Quanto ao valor das propinas (tema principal deste tópico), como todos nós sabemos é bastante elevado, e como o Prof. Fermé disse, "a qualidade e a propina maxima não tem a mais minima ligação", mas se foi estipulado este valor, nós teremos que apertar o cinto e nos submeter a esta situação, pois é a maneira que temos de prosseguirmos os nossos estudos. A propina tem este valor apenas pela inviabilidade financeira da UMa...

Cumps

Em resposta a 'Pedro Nunes'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por Rui Aureliano -
Caros alunos e professores,

Antes de mais quero agradecer a quem fez este forum, pois dá a oportunidade A TODOS de se exprimir como quiserem e quando quiserem, era para não dar a minha opinião porque só me falta o projecto de mestrado em engenharia informática, mas devido ao que se tem passado achei que deveria dar, primeiro muito se tem falado da propina (950€), se eu acho que é muito, acho mas é necessário, será que deveriam ser feito um método para calcular a propina através do numero de cadeiras inscritas, talvez, mas aí seriam os alunos que tem mais de 10 cadeiras a reclamar, e o que é comum neste pais, reclama-se por tudo e por nada. Sem querer atacar ninguém pessoalmente, muitas das pessoas que estão aqui a reclamar sao pessoas que já estão a mais tempo do que eu ou ao mesmo tempo na Uma, e se bem se estão lembrados, nos nem tínhamos salas para todos, tínhamos de fazer fila para trabalhar na sala BCP no piso 2, se bem bem sei EDA, que é cadeira de 2 ano, ora se ainda sei fazer contas a alunos que estão para fazer isso a muitos anos, por isso acho que deviam era ter vergonha.
E afinal o dinheiro das propinas para onde vai, daqui a muitos muitos anos quando tiverem a acabar o curso irão ter uma cadeira com um professor dos USA, com o prof. Larry, para quem não sabe ele é um dos gurus da informática, de onde é que veio o dinheiro, outra coisa que não vejo ninguém falar e sobre a visita da ordem dos engenheiros a UMa, ora mais uma vez de onde é que vem o dinheiro para organizar essas coisas. Mais tarde quando puderem usar o titulo de Eng., ai já ninguém vai se lembrar das salas cheias.
Fui um dos alunos entrevistados pela ordem e eles ficaram bastante impressionados com o UMa, tanto a nível de instituição como de prof etc., e nao sei se sabem mas um dos critérios para acreditação do curso é o numero de doutorados da UMa, mais uma vez e preciso alguém pagar para os nossos docentes tirarem doutoramentos para ficarmos com uma universidade com prestigio. Na entrevista da ordem dos engenheiros houve um dos senhores que me perguntou três coisas más da UMa, eu disse que achava que não estávamos bem dotados a nível de instalações, e ele disse que não concordava.
Só para terminar quantos de vocês que falam para onde vai o dinheiro das propinas ja alguma vez tentou falar com DME para receber algum dinheiro para fazer alguma coisa de útil pela instituição?
Eu já, e garanto-vos que não se arrependem, o ano passado houve as jornadas informáticas na UMa, e quem é que pagou tudo, foi DME e tivemos uma grande ajuda da AAUMa, no laboratório dos Macs no piso 0, o ano passado foi feito um upgrade de 256 MB para 1GB em metade dos computadores e para 512 noutros.

Isto tudo para dizer que embora não concorde com algumas coisas que se estão a passar, nem tudo está mal como estão a dizer, a situação das salas cheias isso não é novidade mas só vai durar mais 15 dias, depois até vai haver espaço para os alunos se deitarem na sala se quiserem. E depois as pessoas que estão a reclamar perdem a razão, como acontece a muitos muitos anos. Acho que as pessoas estão a perder o seu tempo com coisas que embora sejam importantes, não são as mais importantes. para finalizar um nota, e que reclamam que há falta de espaço, mas na segunda feira quando houve a visita da ordem os laboratórios do piso 0 estavam todos vazios, o que dá uma impressão boa da universidade, um universidade onde os alunos trabalham muito, se calhar deveríamos mudar a aula de EDA para o café do tecnopolo, onde costumam estar os alunos.

Cumprimentos a todos ...

Espero não ter ofendido ninguém directa ou indirectamente...
Em resposta a 'Rui Aureliano'

Re: UMa Propina quase maxima..... EDA!

por João Pestana -
Caro colega Aureliano e restantes colegas,
Finalmente alguém que não reclama, e com toda a razão neste caso. Tenho visto muita gente a reclamar de EDA, mas já reparei que muitos dos alunos são repetentes... ora, sempre ouvi dizer, desde dos tempos em que perdi a minha primeira cadeira, que se tivermos cadeiras de diferentes anos em horarios incompativeis no mesmo semestre, que o problema seria nosso. Seria extremamente impossivel criar horários e marcar frequências para agradar alunos que têm cadeiras atrasadas e que conciliasse juntamente com cadeiras de anos mais avançados.
Quanto ás salas cheias, passam os anos e é sempre assim. E por experiência própria sei que a maior parte da culpa é dos alunos que são repetentes.
Quanto ao ar condicionado, bom... realmente alguém deveria ter atenção quanto ao ar condicionado, pois se bem me lembro, em alturas de dias frios o ar condicionado estava a funcionar e tinha de estar completamente agasalhado senão "batia queixos" e não conseguia me concentrar, e em alturas de dias quentes as salas transformavam-se em saunas.

Saudações Académicas