Engenharia Organizacional - Início das aulas

Engenharia Organizacional - Início das aulas

por David Aveiro -
Número de respostas: 0

Viva,

informo que a primeira aula desta UC será no dia 10 de Setembro, consistindo na apresentação (do conteúdo programático e método avaliação) e introdução geral a esta disciplina científica.

Segue um breve resumo para quem queira já ter uma ideia desta UC;

Objectivos: Estudo da engenharia organizacional (EO) como disciplina agregadora de conceitos e métodos de engenharia aplicados às organizações tendo por fim compreender e representar múltiplas facetas das mesmas, bem como facilitar a análise e mudança organizacional. Desenvolver competências relativas à modelação, aplicação de metodologias e ferramentas utilizadas na representação, desenvolvimento e mudança organizacional a nível de estratégia, arquitectura, estrutura, processos e sistemas de informação.

Tópicos: Introdução à disciplina de Engenharia Organizacional: o contexto da Engenharia de Sistemas de Informação e Ciências das organizações; Noções teóricas basilares: ontologia, semiótica, sistema e modelo; Estado da arte de métodos e notações de modelação; Introdução ao método DEMO (Design and Engineering Methodology for Organizations); Axiomas e Teorema do DEMO; A metodologia do DEMO; Missão, estratégia e arquitectura organizacional; Controlo da organização; Mudança organizacional: a Geração, Operacionalização e Descontinuação de artefactos organizacionais.

No âmbito de uma parceria entre o M-ITI/UMa e o Enterprise Engineering Institute (EEI) da Holanda, esta disciplina inclui toda a formação necessária para a obtenção do Diploma: DEMO Professional, sendo necessário, para tal, a obtenção de nota final superior a 14 nesta UC. No caso de nota inferior a 14 é ainda possível a realização de um exame no EEI (possível de fazer, remotamente, nas instalações da UMa no final do período complementar do primeiro semestre) que, graças à parceria realizada é livre de custos para os alunos de EO. A possibilidade da obtenção deste diploma oficial e internacional é, portanto, gratuita para os alunos e uma mais valia para o currículo de quem frequente EO com sucesso.

Saudações académicas,
David Aveiro