Curso de Engenharia Civil acreditado por 5 anos

Curso de Engenharia Civil acreditado por 5 anos

por .Moodle na FCEE -
Número de respostas: 0

O curso de 1.º ciclo (licenciatura) em Engenharia Civil da Universidade da Madeira (UMa) foi acreditado por cinco anos, o período máximo pela legislação em vigor à data da avaliação, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).      

Esta avaliação positiva reconhece e premeia o esforço e empenho da UMa em promover o aumento da qualidade da sua oferta formativa, nomeadamente no que diz respeito aos cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Civil e é também um sinal claro de que a A3ES considera que o curso cumpre os elevados requisitos de qualidade e que tem capacidade para continuar a aumentar os mesmos nos próximos anos.

A acreditação da licenciatura em Engenharia Civil da UMa representa uma oportunidade para obtenção do grau de licenciado em Engenharia Civil com 3 anos de formação, possibilitando de imediato a inscrição nas ordens profissionais (Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Engenheiros Técnicos), o que constitui uma vantagem acrescida relativamente aos cursos de mestrado integrado (5 anos). Para além disso, terminada a licenciatura, os licenciados poderão continuar a sua formação na UMa frequentando o curso de mestrado em Engenharia Civil (2º ciclo de estudos) para obtenção do grau de Mestre (com mais 2 anos de formação). Em alternativa, com o grau de licenciado poderão candidatar-se a um curso de mestrado noutra instituição de ensino superior portuguesa ou estrangeira.

Para além da acreditação por 5 anos do curso de licenciatura, a UMa está a desenvolver protocolos com instituições de ensino superior brasileiras para que brevemente os seus cursos de Engenharia Civil sejam reconhecidos por estas, permitindo aos engenheiros civis formados na UMa desenvolver a sua atividade profissional também no Brasil.