Workshop em ‘Eficiência de Recursos’

Workshop em ‘Eficiência de Recursos’

por Eduardo Marques -
Número de respostas: 0

VIREG logo

European Islands Continue Education on Resources Efficiency Virtual Gateway (VIREG) 539230-LLP-1-2013-ES-ERASMUS-EQR

O uso eficiente dos recursos, sejam eles naturais, energéticos, humanos, ou de capital, é, atualmente para a União Europeia, uma prioridade chave nas opções políticas. A Estratégia Europa 2020 elegeu apenas 7 iniciativas basilares para obter um crescimento eficaz, sustentável e inclusivo, sendo o uso eficiente de recursos uma delas.

A Universidade da Madeira, em conjunto com outras Universidades de ilhas Europeias e empresas privadas da área da eficiência de recursos, está a desenvolver o projeto Virtual Resource Efficiency Gateway (VIREG) sob o programa europeu ‘Life Learning Programme’.

O projeto VIREG visa o desenvolvimento de uma pós-graduação em ‘Resource Efficiency’, tendo por objetivo ultrapassar as principais lacunas existentes em termos de competências e conhecimentos neste tema nas regiões das Universidades participantes.

participação de entidades locais foi definida como um vetor fundamental para a identificação das principais necessidades e para a definição dos conteúdos a incluir nesta pós-graduação.

Assim, a Universidade da Madeira, vem convidá-lo(a) a assistir e participar num Workshop no dia 20 de maio, Colégio dos Jesuítas, onde serão apresentados e discutidos os tópicos da Eficiência de Recursos. Agradecemos a confirmação através do contato events@uma.pt.

Programa

Local: Colégio dos Jesuítas, Funchal | Data: 20 de maio de 2014

9:00       Receção e inscrição

9:30       Abertura: Prof. Doutor José Manuel Baptista, Vice-Reitor da Universidade da Madeira
              Apresentação do Projeto VIREG, Prof. Eduardo Marques
              Apresentação dos tópicos em Eficiência de Recursos, Prof. Eduardo Marques, Prof. António Almeida e Prof. Hélder Spínola

                Debate e discussão: Quais as principais lacunas na Região Autónoma da Madeira em termos de competências na área da Eficiência de Recursos?

 11:00     Intervalo: Pausa para café

 11:30     ’Focus Groups’ para debate e discussão sobre o tema, focando nas características e nas lacuna de competências nos seguintes grupos:

                Sector Público
                Sector Privado
                Sociedade Civil