AAUMA para que ? se nao fazem nada

AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -
Número de respostas: 39

Caros colegas já se perguntaram porque temos uma associação academica !? ... porque financiar uma estrutura que não faz nada para defender os nossos intereses... A associação academica não luta nem pela nossa propina nem pela situação que nós todos sofremos porque nunca ouvi a associação reclamar o facto de termos uma secretaria de universidade longe do polo universitario ?! ... porque não reclamam a nossa propina quase máxima ?!... AAUMA voces acham que só com palavras vao fazer valer os nossos direitos ?! .... bem eu acho que nada esta a ser feito .... ou pelo menos o que esta a ser feito nao esta a ter os resultados esperados nem o impacto desejado nas altas esferas de poder de esta instituição. ACORDEM ALUNOS DA UMA.

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Luís Eduardo Nicolau -
Caro José,

Podes fazer a tua pergunta aos mais de 1.000 estudantes da UMa, que desde o dia 17 de Setembro são associados de pleno direito desta Académica. Sobre o porque da nossa existência e qualquer outra questão podes sempre te dirigir a AAUMa para falarmos e colocares as tuas críticas. Penso já ter exporto vários dos nossos projectos em curso e do trabalho que tem sido desenvolvido. Porém, estou sempre disponível para as tuas críticas, sugestões, reclamações e colaboração.
Obrigado e disponha.

Saudações Académicas,
Luís Eduardo Nicolau.
Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Caro Luís Eduardo Nicolau.

A minhas criticas não pretendem ser destrutivas mas eu sei perfeitamente como ja foi dito numa das respostas ao tema que há "tachos" a manter na nossa instituição de ensino. Eu e tu porque não somos nenhuns ignorantes sabemos perfeitamente disso.

Diz-me agora qual foi o resultado?? das TUAS acções contra a propina que hoje em dia somos obrigados a pagar !? .... EU AINDA PAGO A PROPINA .... e so por acaso é maior que o ano pasado ?! ... Talvez queiras explicar-me a min e ao resto da comunidade academica ... qual foi o resultado das tuas acções ... !? .... FAÇAM ALGUMA COISA QUE TENHA IMPACTO e que forneça os resultados desejados, não podemos continuar acomodados nos nossos lugares à espera que os outros resolvam os nossos problemas ....

Não te preocupes ainda tenho mais a dizer que tem feito a AAUMA para ajudar as centenas de alunos que estao a ser perjudicados pelo mal funcionamento do info alunos e da secretaria !? ... quando existe alunos a perder creditos e cadeiras que ja foram feitas e que não estao validadas no bolonha ?! .... que tem feito quanto ao ultimo decreto do reitor ?! onde se nao estou em erro não poderão ter avaliação as pessoas  que não estejam inscritas as cadeiras !? .... DUHH existem pessoas que pela incompetencia da propria secretaria nao se poderam matricular nas cadeiras que tinham que estar matriculadas !? .... O QUE TEM FEITO A AAUMA por estes nossos colegas !? .... !!!!!!!NADA!!!!! sabes porque ?! .... explicate agora !!!

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Magda Ascensão -

Apenas uma questão, onde estavas tu quando foi convocada a RGA da AAUMa relativamente às propinas?

As RGA são sagradas, é o local onde são votadas estratégias a seguir e com a vossa opinião dar a cara para os interesses dos alunos. É fácil apontar o dedo, dizer mal, mas sugestões ninguém dá. Nessa RGA estavam presentes duas mãos cheias de alunos (se tanto), e depois tiveram lá eles a dar a vossa voz, num senado em que fomos massacrados. Em Maio e Junho andavas tu preocupado com as provas e lá estavam eles com sessões de esclarecimento para informar os alunos das modificações de Bolonha. Mas novamente esses cartazes não viste!!!

No mês de Agosto, enquanto estavas de ferias, outros andavam a reclamar os nossos direitos. Em Setembro ainda estavas tu preocupado com o bronze, outros passavam 10 horas na UMa a ler leis para nos salvaguardar. 

As verdades que custam ouvir é o IMPACTO (ou não ) DAS TUAS ACÇÕES!

Em resposta a 'Magda Ascensão'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

RGA relativamente as propinas !? ... no seculo pasado so se for que eu saiba ... a ultima RGA foi para discutir eleições comição eleitoral etc .... para tua informação cara colega Eu trabalho razão pela qual não consegui comparecer ...

E aquilo de que tu falas  que de impacto das minhas ou as tuas acções EU QUERO SABER ONDE ESTÃO os frutos de tanto trabalho que fizeram !? ... as propinas subiram na mesma ... cada vez os estudantes tem menos peso na tomada de decisão na UMA ...

Eu falo que nos estudantes com o apoio da AAUMA deveriamos procurar formas de protesto mais eficazes que produzisem efeitos concretos na nossa vida estudantil ja que pela via normal nada parece resultar.

Bem e sobre a imagem da instituiçao .... tou de acordo con que não se fale na praça publica por isso falo aki !!!

Em resposta a 'Luís Eduardo Nicolau'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Entao Nicolau? bem ... Vou vos dar uma ideia para mobilizar a massa estudante da UMA. Não precisamos de fechar a UMA nem fazer com que ninguem perca aulas nem fazer nada ilegal, para chamar a atenção das pesoas que se encontram no poder.

Até onde o meu conhecimento chega quase todos os alunos da UMA tem as quartas feiras a tarde completamente livre e muitos deles as manhas de quarta feira tambem.

Bem o que eu proponho é que se feche uma rua no funchal ... bem podia ser uma qualquer ... para iso nao faz falta pedir autorização, entao porque nao faz falta autorização ?! porque os alunos universitarios sao espertos e vamos ficar todos nos paseios da rua que escolhermos, mas vamos usar uma pasadeira que não tenha semaforo para pasear de um lado para o outro, desta maneira condicionariamos o transito sem fazer nenhuma ilegalidade, e podiamos levar placares com as nosas reclamações para que as pesoas as conhecesem, um sitio onde se poderia desenvolver uma acção de este tipo seria o largo da cruz vermelha onde as pasadeiras não tem semaforos e é uma arteria principal da nossa cidade.

Saudações Nicolau

Nota: Um dirigente tem que ter sempre resposta asim seja para uma pregunta para a qual não esta preparado.

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Francisco Capelo -

Estás-te a passar?

Queres denegrir ainda mais o nome na universidade??

Depois quando fores à procura de emprego, vão te dizer que não querem empregados que tiraram o curso de LMC (Licenciatura em Manifestações e Confusões)... Quer dizer... até podes conseguir... num partido da oposição...!

Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -
O ESPERTEZA tu achas que reclamar os TEUS dereitos é denegrir a imagem da universidad !? .... o pa se achas que vives num pais onde nao podes reclamar os teus direitos TAS MUITO ENGANADO ... uma manifestação pasifica nunca fez mal a ninguem .... para alem disso é um dos teus muitos direitos em democracia .... agora explicame o que iso tem a ver com o emprego ?! ... o pa por pessoas como tu que o pais esta como está .... vao levando no pacote e não reclamam ... olha acomodate o resto da vida ;) que vas bem ...
Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Francisco Capelo -

"O Esperteza"?? Bem.. É melhor não entrar por aí...

"vao levando no pacote e não reclamam"... parece que gostas mesmo de baixar o nível...

"o pa por pessoas como tu que o pais esta como está"... talvez o país está como está, por pessoas que nem sabem como fazer uso dos acentos ortográficos (é melhor arranjares um corrector ortográfico... se procurares bem encontras na net, é que o teu problema nem é só os acentos)...

Outra coisa, não existem manifestações pacíficas... (quanto mais pasificas...)

Não sou nenhum acomodado, mas também não sou um manifestante...

Quanto às tuas afirmações, acho que o Marco já te deu a resposta no post abaixo... Mas enfim... Há pessoas que não vale a pena...

Fica bem

PS: Se precisares de ajuda para os cartazes da manifestação, posso emprestar-te umas canetas de feltro que não uso desde a 4ª classe... Pode dar-te jeito... Boa sorte com a manifestação...

Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Sandro Correia -
Bom dia

Tenho-me abstido de opinião sobre este assunto mas as palavras do colega José Miguel são fortes e penso que nenhum aluno do DME/UMa fica indiferente. Se o objectivo era conseguir reacções, parabéns.

A meu ver, temos aqui dois problemas: o primeiro é que as condições ideais e ambiente dentro da sala de aula não são proporcionais às propinas, ou seja, chegámos ao patamar mais alto e as condições não só parecem manter-se como a piorar. Enfim, será má gestão? Má distribuição de recursos? Aliás, tendo em conta os problemas e vicissitudes habituais da UMa (sem querer apontar dedos, mas houve problemas semelhantes já na antiga reitoria), a situação não é nova e é consequente de vários anos e opções erradas (bem... "errado" é um termo muito forte, talvez opções menos seguras).

Todavia, já tivemos a resposta de vários docentes (ainda acredito que os docentes têm uma opinião mais informada e coerente que os alunos) que dizem que a questão das propinas tem uma só solução: aceitar e pagar pois está em causa a viabilidade financeira da UMa. Agora, se os alunos não podem "remar" contra as propinas, temos o direito e dever de sugerir, alertar e ajudar a resolver os problemas de funcionamento e orgânica da Universidade.

Neste ponto, uma manifestação não faz qualquer sentido e é uma acção incoerente para pessoas que estão a fazer uma formação superior (digo isto no sentido que podemos adoptar outras medidas mais inteligentes e eficazes, sem lavar a roupa suja (que todos nós usamos enquanto alunos) nas ruas do Funchal). Concordo inteiramente quando se diz que dizer mal da UMa é dizer mal de todos nós, afinal NÓS somos a UMa! Temos de assumir a responsabilidade, ninguém nos obrigou a escolher os cursos da Universidade da Madeira aquando a candidatura ao ensino superior.

O segundo problema é a moral. Será que todos os alunos têm direito de reclamar das coisas? Afinal, como já se disse por aqui, será que quem organizou os horários, distribuição das turmas e sala ou mesmo o número de docentes disponíveis não está à espera que em duas ou três semanas o problema fique resolvido com os alunos a faltar às aulas como é habitual? Engraçado é que todos os anos acontece exactamente a mesma coisa e, uma vez mais, quem vai a EDA, PE ou outras aulas vê que agora sobra espaço nos anfiteatros. Se a razão para faltar era as lacunas em termos de condições, neste momento esse argumento já não tem razão de ser.

Ora, nesta base, penso ser óbvio que a opinião dos alunos não é (assim tão) relevante para quem toma decisões. Afinal, são os próprios alunos que todos os anos se desresponsabilizam dos seus deveres. Ah, para mim os deveres dos alunos não se limitam ao pagamento de propinas! Acho que todos nós temos a responsabilidade e o dever de mostrar cuidado e empenho na nossa profissão que é estudar. Não digo que temos de ter todos boas notas ou passar todas as cadeiras à primeira (sou exemplo vivo disso), mas temos de estar atentos, usufruir das aulas e, acima de tudo, tentar.

Se a grande maioria dos alunos tivesse esse comportamento (porque felizmente temos uma minoria que se porta desta maneira e obtém resultados), aí sim tínhamos não só a moralidade mas também a nossa opinião seria levada mais a sério ou pelo menos direito a uma justificação por parte da Reitoria.

Em tom de conclusão, acho que a "manifestação" mais eficaz seria o empenho de toda a comunidade estudantil da UMa em manter o nível de afluência às aulas, participar na discussão dos assuntos importantes ao bom funcionamento da Universidade, mostrar vontade em aprender e querer mais. Afinal, a nossa liberdade começa quando a dos outros acaba ;)
Em resposta a 'Francisco Capelo'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Eu ainda nao vi nenhuma das minhas afrimações respondidas pelo Marco nem pelo presidente da AAUMA.

-Porque não reclamar que não seja aumentada de novo a propina, todos voces deveriam saber que nos proximos anos a previsão é para que a propina DUPLIQUE.

-Porque não Reclamar que não temos secretaria onde é necesario !? SIM PRECISAMOS DA SECRETARIA CA ENCIMA NO TECNOPOLO.

-Porque não reclamar que existem muitas cadeiras onde não existe espaço suficiente nas salas para os alunos !? .... por exemplo calculo tres !? so existe um horario de teoricas e é coincidente com probabilidade e estatistica ... existem muitos alunos que tem as duas cadeira !!!

-Porque não reclamar do não despacho dos requerimentos na secretaria a tempo !?

-Porque não reclamar do incio tardio das aulas, tardio e mal !!! ?! porque ninguem reclama iso !?

Bem .... estas perguntas sao algumas das reclamações que eu fiz e ninguem sabe responder so sabem dizer que não se pode denegrir a imagem da UMA. YA O MELHOR É NÃO FAZER NADA !!!!

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Carlos André Dória -
Caro José Miguel,

Tenho-me mantido atento aos teus posts no moodle e a todos os replies que se seguiram e julgo ser este o momento ideal para tentar responder às tuas questões.
Sou aluno de Eng. Informática, finalista, já fui aluno da então denominada Eng. de Telecomunicações e Redes e também já fui aluno de Eng. Electrotécnica na FEUP. Fiz parte de 3 listas da AAUMa, como presidente da mesa da Assembleia Geral, sou membro integrante do Conselho de Veteranos, ajudei a escrever o primeiro código de praxe a "sério" nesta universidade, faço parte da comissão instaladora da nova Associação de Estudantes de Matemática e Engenharias da Universidade da Madeira e já colaborei em inúmeras iniciativas desenvolvidas por alunos da Universidade da Madeira.
Começo primeiro por saudar este espaço de discussão, contudo lamentando que o excessivo número de mensagens possa ter diminuido o seu impacto, de tal forma que tem sido discutido a possibilidade de criação de um prémio para o "Spammer do Ano".
Mas agora vamos lá as tuas questões e comentários, começemos por:

Eu ainda nao vi nenhuma das minhas afirmações respondidas pelo Marco nem pelo presidente da AAUMA.

Pareçe-me que a melhor forma de conseguires as respostas que pertendes é ires falar com estas duas pessoas, o Marco está sempre na Universidade e o Luiz Eduardo (carinhosamente "Tucano") como presidente da direcção da AAUMa encontra-se quase sempre na sede da mesma, não será díficil encontrá-los e satisfazer qualquer dúvida que possas ter. Sei que és trabalhador-estudante, por isso também podes contactá-los por email e combinar uma hora e um local, assim, com tempo verás que essas duas pessoas em particular não andam a "dormir" como possas, eventualmente, pensar. E talvez assim, possamos restituir a este forúm o destaque que merece.

-Porque não reclamar que não seja aumentada de novo a propina, todos voces deveriam saber que nos proximos anos a previsão é para que a propina DUPLIQUE.

A posição dos alunos da Universidade da Madeira é definida em Assembleia Geral de Alunos, mais uma vez destaco que sei que é trabalhador-estudante, mas caro José, a posição dos alunos não se pode decidir num fórum ou num café, tem de ser em local próprio, com o número de votações necessário, registo em acta própria, isto porque não se pode andar a "brincar" com o que é realmente a posição de todos ou da maioria dos alunos. Dito isto, lembro-me que o número médio de assistência a uma RGA nesta Universidade é de "meio anfiteatro" (número tão periódico como a parte não inteira de pi).
Contudo, e porque estou aqui para ajudar, esta é uma pergunta que está mal dirigida, não é o Marco, ou o Luiz Eduardo que te podem responder a isto, são os alunos e adivinha onde.....numa RGA.

-Porque não Reclamar que não temos secretaria onde é necesario !? SIM PRECISAMOS DA SECRETARIA CA ENCIMA NO TECNOPOLO.

Pois, uma secretaria "cá em cima", no Campus da Penteada, dava mesmo muito jeito, contudo também se põe uma questão importante: onde? Não digo que seja impossível, mas não me parece que já não tivessem pensado nisso. Mas muito bem, era bestial, sem dúvida. Mas José... mais uma vez parece que estás a perguntar às pessoas erradas, não é o Marco ou o Luiz Eduardo que te podem responder a isso. Contudo tu podes ir à reitoria e marcar uma audiência com o Sr. Reitor e fazer-lhe essa mesma pergunta, ou, como sei que és uma pessoa muito ocupada, podes enviar um email ao Sr.Reitor e fazer-lhe essa mesma questão, poupar espaço no forúm e ajudar ao restabelecimento da importância deste mesmo forúm, é um 3 em 1:)

-Porque não reclamar que existem muitas cadeiras onde não existe espaço suficiente nas salas para os alunos !? .... por exemplo calculo tres !? so existe um horario de teoricas e é coincidente com probabilidade e estatistica ... existem muitos alunos que tem as duas cadeira !!!

É de facto muito "chato" que isso aconteça, aliás o problema da falta de espaço é muito agravado pelo novo regime de avaliação, que dá mais importância à avaliação contínua e à assiduidade/participação. Todos concordamos contigo, não tenho dúvidas, contudo José, mais uma vez estás a perguntar às pessoas erradas. Penso que já percebeste a ideia, não é ao Marco ou ao Luiz, é aos Alunos e também parece-me que já sabes onde.

-Porque não reclamar do não despacho dos requerimentos na secretaria a tempo !?

O tempo que leva um determinado despacho está relacionado com a complexidade do mesmo e normalmente, com o número de pessoas por quem tem de passar. Não tenho toda a certeza, mas creio que existem prazos legais para isso e se esses prazos não forem cumpridos tu tens a Lei do teu lado. Mas oh José..... achas que é o marco e o Luiz que te podem responder? Quanto ao tempo quem te pode responder é o sector académico ou o gabinete do Sr. Reitor, e quanto ao não reclamar...bem já nem vou dizer porque se olhares para cima não é díficil perceber...

-Porque não reclamar do incio tardio das aulas, tardio e mal !!! ?! porque ninguem reclama iso !?

idem idem aspas aspas

Bem .... estas perguntas sao algumas das reclamações que eu fiz e ninguem sabe responder so sabem dizer que não se pode denegrir a imagem da UMA. YA O MELHOR É NÃO FAZER NADA !!!

Pois o melhor caro colega, é os interessados colaborarem e participarem da vida académica, o melhor é que apareçam nas RGAs e que levem propostas e testemunhos. O melhor é que os alunos do DME se organizem e formem uma lista para a AEMEM, e possam com legalidade e moral, representar os interesses dos seus colegas. Sim, podes falar dos representantes no Senado, pois isso vai acabar meu caro, e se tivesses ido à última RGA assim o saberias. A AEMEM foi criada em unanimidade numa RGA com mais de 10% dos alunos dos cursos a cargo do DME presentes. Todos percebemos a importância e urgência da sua existência, que se prende não com a alegada incompetência da AAUMa (porque isso não é nem verdadeiro, nem sequer justo), mas com a necessidade de podermos ter uma estrutura que esteja atenta à necessidades especificas dos alunos do nosso departamento.

Sim, e para ter moral para reclamar e usar e abusar de pontos de exclamação, interrogação e CAPSLOCKS e inundar as caixas de correio das pessoas, é preciso primeiro aparecer, colaborar e fazer de facto algo pela nossa posição. Estão fartos desta situação? Aproveitem o projecto da AEMEM, constituam uma lista e a sua subscrição, trabalhem para isso. Isto de vir para o Forum fazer barulho mas trabalho concreto, nenhum, não está com nada e só chateia a quem de facto passou o ano anterior, o verão e ainda agora a trabalhar para que de facto aconteça qualquer coisa! (e pronto aqui está o meu ponto de exclamação)

Carlos André Dória

Recebo "hate-mail" em a2007601@max.uma.pt
Em resposta a 'Carlos André Dória'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Dany Freitas -

Muito Bem dito Dória! O problema dos portugueses é que em dificuldades atacam sempre o elo mais fraco! No futebol os arbitros, nas universidades as AA!já fiz parte de uma associação,a do marcos, que surgiu em tempos muito complicados, e sei que nao é facil agradar Todos!é impossivel agradar a gregos e troianos!Nem Cristo conseguiu.

Devido a também estar a trabalhar, nao estou muito a par do projecto da AEMEM, mas estou curioso e com vontade de "falar menos e trabalhar mais"!Se alguem puder envie-me informações para o meu mail, fico agradecido!

dany_freitasfcp@hotmail.com

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -
Se isso fosse tomada em conta os resultados seriam completamente ao contrário dos desejados.

Depois... a UMa tem algumas coisas mal (e eu próprio também já falei nisso), mas não é caso para tanto!

Imagina-te daqui a algum tempo, quando estiveres à procura de trabalho, numa entrevista de emprego, que quem te está a entrevistar, pergunta qqer coisa assim:

Entrevistador: - Então, em que universidade estudaste?
Tu: - Na UMa...
Entrevistador: - O k!? Nessa Universidade não era akela universidade que.... (vai descarregando coisas negativas)
Tu: - Pois... (mas à tantas dizes que tem coisas boas e tal...)

Conclusão, não te serve de nada levantar poeira, pois só vai-te servir para que quem no futuro potencialmente iria-t empregar não te dê trabalho por pensar que a UMa não presta.

Coisas desse género só quando for msm, msm, msm, necessário, última instância msm. Até lá só diálogo (como dizia o Guterres) ou formas internas de presão sem ter que denegrir a imagem da UMa no exterior desta.

Cumprimentos,
Marco Sousa
Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -
Esqueceste facilmente quantas vezes os nossos colegas no porto e coimbra por exemplo. Pasaram correntes nas portas da universidade ou nas suas respectivas faculdades sem por isso serem penalizados um dia mais tarde quando procuraram trabalho. Caro Marco Sousa se as vias normais não funcionan e pelos vistos ja foram esgotadas todas as posibilidades. O que devemos fazer agora !? ... entao porque em vez de criticar as minhas procupações e ideias não vens dar ideias novas !? .... as minhas preocupações sao as mesmas de muitos dos nossos colegas nao te esqueças disso!!!!
Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -

Pois, mas as academias do Porto e de Coimbra já tem mts anos... e já provaram o seu valor, por assim dizer... nós ainda somos uma Academia nova um pouco com o mito de sermos previligiados por sermos da Madeira e nos facultarem a vida (algum ppl de fora pensa assim...) e manifestaçoes nao ajudam.

Mas tás aí a falar... mas na minha opiniao os problemas da UMa nao sao um bicho de 7 cabeças, vá lá, existe problemas... mas tb n é coisa para tanto.

Tu nessas tuas manifestaçoes que problemas irias apontar? As salas tao xeias? Queres o sector académico no polo da penteada? As propinas tao altas?

A questao das salas cheias há em qqer Universidade (mas nao quer dizer que nós na UMa nao tentemos fazer com que isso nao aconteça), em relaçao à questao do Sector Académico estar noutro polo até que n é preocupante... imagina que estavas no IST, os alunos de lá de Engª Inf. por exemplo andam a saltar de aula em aula entre o pólo da Alameda e o da TagusPark, para nao falar que a reitoria é noutra zona. E para falar a vdd até que nao vamos assim mtas vezes ao sector academico (o Infoalunos tb ajuda, quando n tá com problemas)...

Em relaçao às propinas... ok, essa parte é a que eu vejo que é mais preocupante, mas já se sabia de à 3 anos que isso iria acontecer. Na altura, em senado foi aprovado o aumento gradual até à propina máxima e ng disse nada, os dirigentes da AAUMa na altura parece que até apoiaram (atençao que n foi os dirigentes da actual associaçao)...

Mas se tu achas q a situaçao está assim tao mal... organiza-t e leva isso para a frente (essa tal manifestaçao, etc)... eu nao faria isso, mas prontos...

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Gonçalo Vieira -
só digo isto... acorda e vê bem o que eles têm feito por nós, se não conseguiram nada em relação ás propinas foi porque gente como tu não tentaram sequer obter informações por eles acerca das idas ao senado para contestar a votação...

O que chateia aqui é gente que não faz nenhum para se informar e depois ainda reclama pa fazer-se de herói... -_-

saudações académicas...
Em resposta a 'Gonçalo Vieira'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Dany Freitas -
Como se costuma dizer "sem ovos nao se fazem omoletes"!Se os representantes de curso e AAUMa nao têm peso de voto nas determinadas matérias, e por vezes nem ouvidos são, ficam completamente de mãos atadas!É muito complicado trabalhar assim, porque existem interesses e tachinhos na UMa por parte de alguns orgãos! È impressionante o reitor vir a Comunicação Social dizer que nao ha alunos sentados no chão e em pé, se é na cadeira que ele lecciona que o caso é mais alarmante! Mas prontes, é o reitor que temos!Nao temos outro!Preocupa-se mais com a imagem que transmite para fora do que com os alunos!

Bom fim de Semana a todos
Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Eu sei que é inconveniente para algumas pessoas que nos falemos de estes temas no forum global ... mas as verdades são para ser ditas !!!

Bom fim de semana a todos ;)

Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Tomé Correia -

Caro Dany Freitas

Desde o inicio do ano lectivo existe tres horarios diferentes para algumas cadeiras em que os alunos teriam de inscrever-se (no que mais lhe convinha) de modo a não haver superlotação de alunos nessas cadeiras. Porém devido os alunos não respeitaram os seus horarios existe alunos em pé e outros no chão em algumas cadeiras.

Basta que te informes mais um pouco.

Saudações Académicas
Tomé Correia

Em resposta a 'Tomé Correia'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Caro Tomé Correia

Se conheceses a realidade da maior parte dos alunos pelo menos do DME não estarias a dizer isso pq a maior parte so vai aos horarios que pode .... nao tem muito por onde escolher, alias em muitas variadas situaçoes ficam muitas cadeiras com horarios sobre postos

Saudações academicas ;)

Em resposta a 'Gonçalo Vieira'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Milton Aguiar -

Já nao sou estudante na UMa, mas tenho acompanhado o desenrolar dos acontecimentos nestes últimos dias.

Acho um absurdo andarem a dizer que a AAUMa não faz nada e não sei mais o quê. As coisas não são bem assim. Na minha modesta opinião acho que fizeram muito nestes últimos anos, e claro, devem a continuar a fazer cada vez mais.

Também acho que muitos dos alunos que  só reclamam deviam participar mais na vida académica e não só reclamar e esperar que as coisas se resolvam "sozinhas", ou que simplesmente se acomodem.

Estudei na UMa durante 5 anos, e durante estes 5 anos assisti a muita evolução  na Universidade. A verdade seja dita ! Claro que existem alguns pontos negativos que têm de ser resolvidos tais como o que é feito com o dinheiro das propinas, as salas cheias, etc...

Um pormenor que acho de extrema importância é que estes problemas devem ser resolvidos e discutidos internamente. "Enviar" estes problemas para o exterior através da comunicação social acho que só mancha a imagem da universidade e dos seus futuros licenciados no mundo do trabalho.

É a minha simples opinião como ex- aluno e actualmente monitor no DME

Saudações

Milton Aguiar

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Sérgio Freitas -
Em resposta a 'Sérgio Freitas'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Rui Silva -
Algumas coisas a considerar neste tópico...

Diz-se mal de tudo e de todos, são as propinas, são os planos, são as cadeiras, os assentos, o chão, etc ...
Inclusive a situação dos assentos e da imagem exterior. Não sei se a imagem é a do Sr. Reitor ou da instituição. Tanto uma como outr, acho muito bem que haja preocupação de qualquer reitor em funções, alias deviamos todos nós alunos, docentes e funcionários em nos preocupar com a imagem que a UMa transmite para o exterior.
Aqueles que tendem a resolver os problemas fora da instituição, nos media ou no café, é que devem lembrar-se que no contexto nacional muitos de nós somos escolhidos pela reputação da instituição onde obtivemos o respectivo grau académico. E infelizmente tudo o que se tem passado nestes últimos tempos faz parte de uma guerra de interesses onde os alunos, os seus interesses e a própria instituição têm sido as vitimas... nada disto é novidade.

Sendo esta a nossa actual situação, a verdade é que são poucos os que nos defendem, a AAUMa é o único órgão legitimo e com representação reconhecida para o fazer em nome de TODOS nós alunos, e como o nosso presidente da AAUMa bem ou mal escreveu, considera-se membro da AAUMa todo o aluno que esteja matriculado na UMa. Agora efectivamente as estratégias podem não ser as melhores, as posições serem fragilizadas, etc ... como se costuma dizer, temos aquilo que merecemos... isto no que toca ao que a maior parte de nós fez ou faz para resolver os nossos problemas (nada talvez???). Para os de mais lenta compreensão se não participamos de forma activa e em conjunto ficamos à mercê do que vem de cima.

E de onde vem a união? de onde vem o sentido de defesa comum? o orgulho na instituição?
Dão-lhe vários nomes, desde espírito académico a outras baboseiras. Sim, realmente há muito muito tempo, existia uma preocupação em fazer com que os alunos participassem mais nas actividades da academia, nas RGA's, nas praxes, nos saraus, etc ... mas isso nunca foi exemplar na UMa, ou por sermos uma academia novinha ou pela maior parte dos "associados" viverem com os pais e aquilo em casa ser difícil para sair à noite, etc... Mas pelos vistos essa preocupação morreu, ou tem ido por terras além mar, sim porque com medidas do tipo praxar só trajado (e até faz muito sentido numa academia do nosso tamanho e com uma percentagem tão elevada de bolseiros andar-se a obrigar a nossa boa gente a pagar fatos para praxar ... duuhhh quem teria sido a alma inteligente desta!!!??? querem ser como Coimbra? peçam transferência ... isto aqui é UMa!!!) quanto mais não seja outras medidas deste calibre como a criação de novas organizações estudantis que dividem a verdadeira força de argumentação dos alunos, etc ...

Ah e antes que me esqueça o pessoal que anda por aí a dizer mal dos serviços académicos, lembrem-se que em ultima instancia as alterações à legislação referente a Bolonha têm sido feitas em cima dos prazos de entrega e não contemplam a avaliação das instituições e implementação no sistema. Milagres só o de Fátima minha gente...

Enfim aqui fica o meu contributo para a fogueirita do moodle :P
Em resposta a 'Rui Silva'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -

Dizes: "quanto mais não seja outras medidas deste calibre como a criação de novas organizações estudantis que dividem a verdadeira força de argumentação dos alunos, etc"

Eu deduzo que estás contra a criaçao de novas associaçoes e julgo que te referes directamente à AEMEM (que por acaso está em processo de criaçao, mais informaçao no outro tópico que está aqui no moodle).

Bem... a razao principal da criaçao da AEMEM (na minha opiniao) é a de defender os interesses dos alunos do DME (e únicamente estes...). Como deves entender a AAUMa se estiver eventualmente numa posiçao de conflito de interesses entre alunos de diferentes departamentos nao pode tomar posiçao, pois representa todos os alunos da UMa e nao apenas um só Departamento.

Depois, novas associaçoes nao quer dizer divisao de alunos, apenas criar um grupo que represente os interesses comuns de alunos que por pertencerem a um departamento (e a uma área), certamente tem alguns interesses diferentes dos restantes.

Os alunos do DME continuam a ser alunos da UMa, logo a AAUMa também é a associaçao deles.

Já agora... acho que nao temos razoes de queixa da AAUMa, estao a fazer um grande trabalho. Eles tem festas e borga (e até nos gostamos disso), mas nao fazem só isso. Por exemplo, na questao das conferencias, lembro-me no ano passado de eles terem organizado muitas delas (nem sei quantas, mas foram muitas) e de os alunos nem quase aparecerem nelas. Se fosse muitas pessoas que eu conheço já se tinham desmotivado, mas eles nao, estao sempre aí de pé.

Cumprimentos,

Marco Sousa

Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Rui Silva -
"Eu deduzo que estás contra a criaçao de novas associaçoes e julgo que te referes directamente à AEMEM"

"Como deves entender a AAUMa se estiver eventualmente numa posiçao de conflito de interesses entre alunos de diferentes departamentos nao pode tomar posiçao, pois representa todos os alunos da UMa e nao apenas um só Departamento"

Marco, segundo percebi, na tua opinião, sempre que existirem dois subgrupos de um grupo maior, com conflito de interesses deve-se criar um organismo de defesa de interesses para cada subgrupo. Até aqui está tudo bem, concordo contigo e é para isso que servem os representantes de curso. Criar uma associação para fazer o mesmo trabalho, sem eliminar os representantes de curso é uma redundância de representação.

Quanto a AAUMa, esta deve sempre procurar o que é melhor para os alunos. A criação de uma associação para interferir no trabalho da AAUMa (posso ter interpretado mal mas foi esta impressão com que fiquei) é no mínimo contraditória porque a AAUMa não pode estar numa posição de conflito de interesses entre alunos, a AAUMa representa os nossos interesses, e vou mais além, não existem conflitos de interesses entre alunos, existem sim conflitos entre aquilo que necessitamos e o que nos é fornecido. Os "inimigos" não são os colegas dos outros cursos mas sim os tipos de gestão de recursos que são aplicados.

Julgo que existem algumas lacunas no sistema de representação estudantil, e aqui deixo três pequenas sugestões ao Nicolau para ajudar neste longo caminho
a percorrer.

primeira: algumas campanhas de esclarecimento sobre a orgânica da representação estudantil, realizadas pela AAUMa nas quartas feiras académicas.

segunda: apoio logístico da AAUMa aos representantes de curso, ou então sugerir uma reformulação da forma como estes operam.

terceira
: criar um fórum destes na pagina da AAUMa, porque o que aqui está a ser discutido também serve para o resto dos colegas e pelos vistos motivação para o discurso não falta :).

Já agora só mais um pequeno reparo, tentem não levar estas mensagens do forum a nível pessoal, somos todos alunos e estamos todos com os mesmos problemas, andar a insultar pessoas não contribui para soluções e só degrada o espaço publico.

Saudações académicas
Em resposta a 'Rui Silva'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -

Nao percebeste o que eu disse... e a AEMEM nao será para fazer frente à AAUMa, aliás até existe apoio deles.

Quando estiver criada (actualmente está em fase de aceitaçao de listas, para depois haver eleiçoes) vais ver que vai valer a pena.

Até lá, é a tua opiniao... respeito-a.

Cumprimentos,

Marco Sousa

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Ivo Bruno -

Toda a gente critica, mas na hora de trabalhar e dar a cara, todos têm coisas para fazer, e ninguém aparece...

Criticar é fácil, trabalhar é k não!!!

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Ivo Bruno -

Toda a gente critica, mas na hora de trabalhar e dar a cara, todos têm coisas para fazer, e ninguém aparece...

Criticar é fácil, trabalhar é k não!!!

Em resposta a 'jose miguel'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Rui Aureliano -
Boas,

Mais uma vez aqui estou eu para dar a minha opinião, confesso que até estou a gostar disto, mais do que quando tive a primeira playstation.

Não quero que pensem que estou aqui para brincar, porque não é, mas custa me ouvir certas coisas, primeiro porque conheço muitas das pessoas ligadas a AAUMa, e sim é verdade que eles não são perfeitos, mas têm feito muito pelos alunos, eu nunca fui a uma coisa dessas que eles chamam de RGA ou lá o que seja nem sei o que são essas iniciais, mas e verdade é que as coisas aparecem feitas, e a grande verdade e que por muito que custe, facam a pressão que eles quiserem perante a reitoria, nunca vão conseguir mudar grandes coisas, sempre foi assim, e sempre será mesmo depois de haver outras pessoas na AAUMa. Acho um pouco ingrato da parte das pessoas tarem sempre a falar no assunto das propinas onde sabe -se que esse assunto passa em muito os estatutos da AAUMa.

NÃO FAÇO PARTE DA AAUMA, mas vou dizer algumas coisas que foram feitas pela AAUMa nos últimos.
  • cartão de sócio que dá descontos em vários lugares.
  • Alunos que frequentem actividades desportivas tem direito a exames época especial.
  • Vou relembrar mais uma vez, mas não importa o ano passado foram organizadas as primeiras Jornadas de Informática e a AAUMa deu um grande apoio, tratou do espaço, coffee break etc.
  • Mesmo ainda hoje tive no arraial a beber uns copos com os colegas, organizado pela AAUMa
Se calhar há muita boa gente que andava por lá a curtir, que amanha vem aqui dizer que a AAUMA não faz nada.

Outra coisa que ouvi muito injusta, foi que ouve alguém que disse que não deviamos sustentar, segundo sei, mas posso estar enganado essas pessoas fazem o trabalho bem ou mal, mas não recebem ordenado.

Para terminar, quando falam em algo de IMPACTO estão a pensar em quê, ir nus pa escola, faltar as aulas para sempre, meter correntes nas portas.

Cumprimentos ...

Em resposta a 'Rui Aureliano'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por José Mendonça -
Por acaso a festa de ontem ate foi mal pensada, ja nao bastava a confusao pela feira do tecnopolo a nivel de estacionamento, ainda faltava ca estes a piorar a inda mais a situação.
Tudo isso dos cartões é muito bonito, mas e a vida académica? Quero lá saber se tenho descontos nas pizarias ou no mcdonals? Quero é boas condições onde estou a estudar. Podes enumerar os grandes "feitos" da associação, ou estes ficam-se pela borga, borga, e mais borga? Ah pois...
Em resposta a 'José Mendonça'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Dany Freitas -
Caro Tomé

Obrigado pela informação!Eu nem sabia que havia 3 horarios por cadeira!Iluminaste-me!LOL
Eu ja ando nisto há algum tempo,e sei muito bem como são as coisas!No ano em que eu fiz algebra linear com a professora margarida no mes de Outubro sentei-me muitas vezes na escada!mas com perseverança fiz a cadeira!Nao me venhas com ensinamentos filosoficos porque ja faço parte da UMa a 7 anos e sei muito bem como as coisas funcionam!Sei os horarios que temos, sei os professores que temos e sei os alunos que temos! Só é cego quem quer!A realidade está a vista de todos!

A realidade é esta: as propinas aumentaram exponencialmente nos ultimos anos e a qualidade de ensino aumentou pouco!Algumas condicões foram melhoradas (laboratorios como o Rui ja dixe pelo forum), mas há muito melhorar!E o que me impressiona mais pela negativa, é a cara de pau do Reitor em dizer que nao há alunos sentados no chao se na cadeira dele é o pior caso!Pelo menos num horário isso acontece!Entao ele que nao venha para os media dixer que isso nao acontece!

Tomé, Informa-te mais um pouco antes de criticares

Atentamente
Dany Freitas
Em resposta a 'Dany Freitas'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Tomé Correia -

Já agora queria que me dissesses qual a cadeira que te referes, porque que eu saiba o reitor dá unicamente a cadeira de intr. a ciências economicas, na qual tenho!, e se te referes a essa cadeira tas enganado no que dizes...

Cumprimentos

Em resposta a 'José Mendonça'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Rui Aureliano -
Caro José,

nesse ponto tens razão, havia bastante confusão, só enumerei alguns coisas boas que a AAUMa fez, isso das boas condições é muito bonito, mas depois não se passam as cadeiras e é sempre culpa das condições. Não sei se é o teu caso, porque não te conheço pessoalmente, mas há muita gente que reclama e nao depois nao estudam.

Quando tive álgebra e analise os anfiteatros ficam cheios, até na escada ficava completo, tínhamos de vir 15 min mais cedo para conseguir um lugar sentado, mas o que acho é que para passar as cadeiras e preciso é ESTUDAR, não um cadeirinha para ficar sentado a copiar o que o prof escreve, mas é a minha opinião. Há um ditado que diz, que "quando um agricultor não sabe cavar , a culpa é sempre da enxada" , parece me que é o que se está a passar por aqui.

Cumprimentos ...

Em resposta a 'Rui Aureliano'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Marco Aurélio Fernandes de Sousa -

Pois... eu também já fiz cadeiras sem meter os pés nas aulas (tanto teóricas como práticas), mas imagino que se tivesse ido às aulas teria uma nota muito melhor. O problema das salas cheias não é de agora e também acho que daqui a 15 dias já tá td ok.

Mas sabe-se lá se um dos factores que faz os alunos faltarem não é por isso mesmo... por não haver lugar para eles (atenção que eu disse um, haverá mais concerteza).

Em resposta a 'Marco Aurélio Fernandes de Sousa'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por Rui Aureliano -
Caro Marco,

Pois se calhar existe pessoas que faltam por essa razão, mas como tu sabes a maioria falta por outras razões, porque senão não conseguiríamos explicar porque temos as salas vazias passados algum tempo. Agora por que razão isso acontece isso já não sei.

Cumprimentos ...
Em resposta a 'Rui Aureliano'

Re: AAUMA para que ? se nao fazem nada

por jose miguel -

Ainda sem resposta por parte da AAUMA pq não reclamar as propinas ?! pq nao reclamar que a secretaria encontrase tão longe do polo universitario?! pq não reclamar o incio tardio das aulas?! pq não reclamar a falta de condiçoes em muitas das aulas !?