Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades

por José Manuel Baptista -
Número de respostas: 0

Caros Alunos


A Comissão de Implementação e Seguimento do Programa, atribuiu um total de 10 bolsas de estudo do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades à Universidade da Madeira destinadas a estudantes portugueses de licenciatura que terão oportunidade de estudar um semestre nas seguintes universidades brasileiras:

Universidades Brasileiras de Acolhimento:

· 3 Bolsas com destino pré-estabelecido,

- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

- Universidade de São Paulo

- Universidade Federal de Pernambuco

· 7 Bolsas com destino livre,

- Universidade de Alagoas

- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

- Universidade Federal de Rio Grande do Norte

- Universidade Federal do Piauí

- Universidade Federal da Paraíba

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

- Fundação Universidade Federal do Rio Grande

- Universidade Federal de Santa Catarina

- Universidade Federal de Brasília

- Universidade Federal de Juiz de Fora

- Universidade Federal do Rio de Janeiro

- Universidade Federal de Pelotas

- Universidade Federal de São Paulo

No dia 20 de Janeiro de 2007 foi assinado entre o Grupo Santander, o CRUP, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, em representação das Universidades Federais Brasileiras e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, em representação das Universidades Públicas do Estado de São Paulo, um Convénio para a Criação do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.

Pretende-se, com a assinatura deste Convénio, estreitar as relações académicas entre Portugal e o Brasil, promover a construção de um espaço ibero-americano de educação superior, incentivar a mobilidade dos estudantes universitários e promover a excelência no ensino superior.

No âmbito deste Convénio foi criada uma Comissão de Implementação e Seguimento do Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades, à qual compete aprovar e distribuir as bolsas entre as Universidades, estabelecer o calendário e o procedimento de adjudicação e usufruto, após aprovação da lista dos candidatos beneficiários.

- Cada Bolsa terá o valor de 2.300 Euros (UMa = 10 Bolsas)

1. Os estudantes da Universidade da Madeira interessados em apresentar candidatura e em obter mais informações deverão contactar o Sector de Planeamento/Relações Internacionais:

Luís Figueira Tel 291209472 email figueira@uma.pt

e

entregar a Ficha de Pré-Inscrição até às 17h do próximo dia 24 de Outubro no Sector de Planeamento/Relações Internacionais.

2. A selecção dos estudantes será concluída até 29 de Outubro /2008 com a intervenção dos Coordenadores ERASMUS de cada Departamento.

3. Os candidatos seleccionados serão informados pelo Sector de Planeamento/Cooperação e deverão preencher a Ficha de Candidatura e entregá-la no Sector de Planeamento/Relações Internacionais.

- Estudantes que vão frequentar o 2º semestre: até 31 de Outubro/2008.

4. Os candidatos seleccionados serão posteriormente contactados pelo Sector de Planeamento/Relações Internacionais para assinatura do contrato de estudante


Cumprimentos

--
------------------------------
Prof. José Manuel Baptista
http://dme.uma.pt/jmb

Coordenador Socrates/Erasmus do
Departamento de Matemática e Engenharias

Universidade da Madeira
http://www.uma.pt