Título: A Generic Chatbot Framework Using a Knowledge Base
Autor: Rodrigo Severim Vieira
Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
Dia/Hora: 17/11/2023 16:00
Resumo:
Os avanços tecnológicos permitiram criar e utilizar chatbots para tarefas mais complexas, levando a várias técnicas de desenvolvimento de chatbots tal como variados tipos de chatbot. Tal como pode ser observado pela utilização de bases de conhecimento e grafos de conhecimento, também houve um avanço em técnicas para armazenar informação. Apesar destes desenvolvimentos este modo de representação pode ser difícil de navegar quando existe imensa informação armazenada.Nesta tese pode ser observado a modelação e construção de um chatbot que utiliza uma base de conhecimentos para ir buscar os seus diálogos. Este chatbot permite aos clientes criarem um diálogo personalizado através do editor visual da base de conhecimentos, sendo que o chatbot depois executa este diálogo. O projeto engloba três casos de estudo: turismo, gestão de projetos e gestão de notícias, sendo que o caso de estudo do turismo será utilizado para demonstração do funcionamento.O processo de desenvolvimento foi executado através de sprints semanais, refinando o protótipo inicial com cada sprint. Como resultado deste processo obtém-se uma chatbot framework versátil que permite aos clientes definir varias opções para o dialogo através do editor visual. Adicionalmente esta framework permite facilmente integrar APIs, como demonstrado no caso de estudo do turismo.Este resultado provem do projeto Knowledge Base Artificial Intelligence(KBAI), que tem como objetivo estabelecer uma plataforma de gestão de conhecimento, com o foco em três casos de estudo.