e-Government: oportunidades, desafios e ferramentas - 13 de dezembro

e-Government: oportunidades, desafios e ferramentas - 13 de dezembro

por Dulce Pacheco -
Número de respostas: 0

Ex.mos Senhores,

A ARDITI tem o prazer de convidar V. Ex.ª para participar no evento e-Government: oportunidades, desafios e ferramentas, que acontecerá no dia 13 de dezembro de 2023, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório.  Registe-se aqui.

O e-Gov, ou governo eletrónico, refere-se à utilização de soluções informáticas para melhorar a prestação de serviços públicos e a interação entre os cidadãos e as entidades governamentais. Em Portugal, o e-Gov tem sido uma prioridade para modernizar a administração pública, tornando-a mais eficiente, acessível e transparente. Este conceito engloba uma variedade de serviços online, como submissão de documentos, pagamento de taxas e acesso a informações governamentais. Estas soluções visam simplificar processos, reduzir burocracias e proporcionar aos cidadãos e empresas um acesso mais fácil e rápido aos serviços públicos. 

e-Government: oportunidades, desafios e ferramentas é um evento organizado pela ARDITI, no âmbito do projeto Dynamic eGov, financiado pelo INTERREG MAC. O projeto Dynamic eGov envolve entidades dos arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde e visa promover a utilização e partilha de soluções de Tecnologias de Informação, relacionadas com governo eletrónico, no espaço da Macaronésia.

Pretende-se assim abordar oportunidades e desafios atuais no e-Gov, com uma palestra por parte de um dos principais peritos em Portugal na área do e-Gov; e divulgar ferramentas inovadoras que estiveram a ser desenvolvidas no âmbito do projeto Dynamic eGov, tanto pela ARDITI como pelo ITC Canárias, parceiros do projeto. 

As plataformas a apresentar seguem a abordagem low-code e no-code, que têm vindo a revolucionar o desenvolvimento de soluções e-Gov. O low-code envolve o uso de plataformas que permitem a criação de aplicações, através do desenho de diagramas e modelos, praticamente sem necessidade de programação, acelerando assim o processo de desenvolvimento. O no-code vai um passo além, permitindo que utilizadores sem quaisquer conhecimentos de programação desenvolvam aplicações através de interfaces visuais e intuitivas.

Consulte o programa aqui.

A este evento deverão assistir:

  • Técnicos e gestores da administração pública envolvidos na gestão de processos administrativos, modernização administrativa, transformação digital e informática.

  • Membros de equipas de desenvolvimento de software, que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver soluções de governo eletrónico.

  • Profissionais interessados em conhecer soluções de governo eletrónico.

  • Estudantes e recém-licenciados nas áreas da engenharia informática, engenharia de software, ciências da computação, telecomunicações, ciência dos dados, gestão, economia e áreas afins.

 

Agradecemos a partilha desta informação com todos os interessados. Contamos com a sua presença para tornar este evento ainda mais enriquecedor!