O processo de Bolonha veio resolver muito o problema dos maus professores. Aleluia meu Deus, longa vida ao Bolonha. Imagino o ar incrédulo desses pseudo-professores quando olham para uma pauta e vêm uma desgraça.
O pensamento do pseudo-professor nesse momento: “Tive azar! Só me calhou Burros, e estes meninos não percebem nada do espírito de Bolonha”. (notem que é ele que teve azar!).
No entanto se houver bons resultados, deve-se ao esforço do professor (é isso mesmo, cá está o pai da obra).
Permitem-me, que no meio destes delírios todos, ter o meu próprio delírio: afinal o Ministro tem razão quando diz que de facto há dinheiro para tudo, o que há é má gestão. Segundo o processo de Bolonha, não é preciso professores. O que é preciso é tão só de vigilantes no dia do exame/frequência.
Acabei de tomar as pastilhas para reduzir o meu delírio de modo a prosseguir.
Ainda ontem (dia 13 de Novembro) ouvi o Prof. Doutor Brehm, na RTP Madeira, dizer que a função de um professor não deve de ser a de ir a net, fazer download de power point e pronto. Tem piada também eu pensava que não era assim!
O motivo deste desabafo?
Ir a uma pauta, de um total de 100 exames, 25 ZEROS!
Desconfio de que não houve mais, porque uns 50 (mais inteligente do que eu) perceberam que não valia a pena lá por os pés.
25% ZEROS é obra! Note que não me estou a referir ao facto de haver muitas notas baixas, mas sim ZERO. Um professor deste calibre merece um certificado qualquer! Talvez entrar no Guiness.
Claro que não foi tudo zeros, pois se a minha matemática estiver correcta, houve 75 notas que foram acima de zero. Ufa! Foi então que contei 21 uns (isso mesmo acima de zero e abaixo de 2).
Mas tenho que ser honesto na minha crítica, pois também houve 18´s e 19´s. Deve ter sido o resultado das boas prestações do professor. Ainda ponderei numa possibilidade de que essas pessoas já saberiam, mas não, estaria a ser injusto para com o professor. Ou é do malho ou é do malhador.
Eu cá tive ZERO, nunca tinha tido na vida! – Muitos dirão que é a azia que me faz “falar”, talvez.
Agora, vou tentar pelo processo de Bolonha! Por mim, dispenso as boas aulas deste professor, que além de ser dedicado a causa, tem o GOSTO de ensinar.
Gostaria de salientar que de facto não é do todo, mas sim do particular de que estou a ironizar. Existem ervas daninhas, que só contribuem para denegrir a imagem de bons professores, que os há, e felizmente muitos.
Um bom fim de semana.