Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Número de respostas: 0
Título: Interconnection of BIM and VR/AR technologies: Possibilities and challenges
Autor: Paulo Tomás Caires Teles
Local: Sala de Reuniões da FCEE 0.57
Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
Dia/Hora: 26/01/2024 09:30
 
Resumo:
A tecnologia de modelagem da informação da construção (BIM), embora esteja em fase de implementação, está presente na indústria de arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO) por não ser considerada um software simples, e por sua capacidade de resolver problemas e barreiras e ser atencioso. Um dos problemas atuais é o fluxo de informações entre diferentes softwares e profissionais. Como tal, o formato padrão Industry Foundation Classes (IFC) resolve esse problema por ser interoperável, confiável e livre de perda de informações. A tecnologia de Realidade Virtual também está evoluindo neste setor, ao estar presente em diversas áreas da indústria, como design, troca de dados, educação, treinamento e gerenciamento colaborativo de projetos. Com a nova tecnologia de Realidade Virtual (VR), bem como a tecnologia de modelagem de informações de construção na indústria, serão estendidas no futuro. Esta dissertação examina os fluxos recíprocos de informação entre estes dois domínios e centra-se na tradução de modelos BIM em representações VR. Através da análise, a dissertação identifica possíveis obstáculos e formula táticas de comunicação eficazes para permitir trocas tranquilas. Durante a fase de implementação, um Head-Mounted Display (HMD) e Unity3D são usados para realizar a comunicação bidirecional pretendida. Além disso, a relevância e a versatilidade do programa para cenários do mundo real são demonstradas pela sua aplicação em pelo menos uma área da indústria AECO, demonstrando a sua utilidade prática. Testes abrangentes são realizados para avaliar a usabilidade e eficácia do aplicativo, oferecendo insights essenciais sobre sua possível influência na indústria da construção. Esta aplicação desenvolvida, mesmo como demonstração, não só é pioneira na integração de BIM e VR, mas também aborda desafios práticos, garantindo que o trabalho futuro seja inovador e aplicável no setor AECO. Tem isso em conta, esta dissertação apresenta um ambiente virtual que explora as possibilidades dessa interligação com ferramentas de visualização e edição criadas com um motor de jogo. A troca de informações entre o BIM e o motor de jogo é feita através de um pipeline, no qual o motor de jogo funciona como visualizador e ferramenta de suporte à edição do esquema IFC.