Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
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Título:

A Dynamic Difficulty Adjustment Framework for Serious Games Applications in Neurorehabilitation

Autor: Pedro Henrique Gonçalves Lobo

Local: Sala 2.109 e Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
 
Dia/Hora: 08/05/2024 11:00
 

Resumo:

Jogos sérios são frequentemente utilizados para abordar a natureza repetitiva e frustrante da re- abilitação. No entanto, podem ainda cair nas mesmas armadilhas da reabilitação tradicional se o jogo não tiver desafios ou se tornar demasiado difícil. Para evitar esses resultados problemáticos, o ajuste dinâmico de dificuldade (DDA) pode ser utilizado na reabilitação não apenas para definir as configurações clínicas ideais para o treino, mas também para criar um equilíbrio entre o tédio e a ansiedade, conhecido como zona de fluxo.

Os sistemas DDA tradicionais utilizam diversas variáveis intrínsecas ao jogo e à experiência do jogador (ou seja, número de participantes, pontuação, toques na tela, tempo total para completar a tarefa) para o ajuste de dificuldade. A principal limitação desses sistemas DDA é a sua dependência de variáveis de jogo para o ajuste de dificuldade, resultando na falta de generalização para outros jogos e padronização.

Este documento explicará a primeira etapa do desenvolvimento de uma estrutura para aju- dar a implementar um sistema de ajuste de dificuldade dinâmico universal e agnóstico que utiliza informações orientadas pelo paciente (sinais eletrofisiológicos, relatórios explícitos) e dados orien- tados pelo jogo para ajustar a dificuldade e criar uma experiência envolvente e equilibrada para o utilizador

Nesta tese, trabalhámos no desenvolvimento de um framework DDA agnóstico, que ajudará a facilitar a implementação deste sistema util em séries de jogos mais diversas, ao mesmo tempo que fornece ferramentas para ajudar os menos experientes em tecnologia a utilizá-lo.

Durante esta dissertação, foi realizado um estudo com utilizadores onde vários voluntários experimentaram três versões do mesmo jogo utilizando diferentes estímulos (explícitos, subjetivos e implícitos) para se adaptarem à dificuldade, com o objetivo de responder (i) se o sistema é capaz de criar uma experiência agradável e envolvente e (ii) se o framework pode adaptar eficazmente à dificuldade com base em vários estímulos.

Dos testes meticulosos realizados durante este projeto, surgiram algumas descobertas esclare- cedoras: (i) No geral, os voluntários mostraram-se a desfrutar e a estar envolvidos durante o ex- perimento e (ii) os voluntários mostraram-se a perceber o ajuste como orgânico e envolvente.

Este framework DDA agnóstico representa um passo significativo para otimizar os ajustes de dificuldade nos jogos sérios, levando a uma experiência de reabilitação mais eficaz e enriquecedora.