18 de Novembro - 16h00 - Sala de Aulas (Classroom) do M-ITI (piso -2, Madeira Tecnopolo)
Sinopse:
Os registros médicos são documentos complexos utilizados para diversas finalidades no campo da saúde. Documentação adequada de encontros médicos é uma das atividades mais importantes do médico . Os registros médicos têm vários usos em processos de saúde , como o apoio à assistência ao paciente , cumprindo as obrigações externas , apoio à gestão de qualidade , para mencionar apenas alguns. Informações estruturadas em registros médicos possibilitam estudos retrospetivos e prospetivos de alta qualidade.
A necessidade de representações processadas por computador tornou-se urgente com o enorme aumento na quantidade e variedade de informações com as quais os investigadores médicos e biomédicos são confrontados . Tais representações são a base para o desenvolvimento de sistemas de informação utilizados na área da saúde e na investigação médica . Hoje em dia , existem dois tipos principais de instrumentos de representação utilizados para fundamentar sistemas de informação médica, para organizar e compartilhar informações na medicina : os chamados modelos de informação e as ontologias .
Ambos os instrumentos têm pontos fortes e limitações, que serão explorados nesta palestra . As principais características de cada instrumento serão descritas e também até que ponto estes podem realmente oferecer interoperabilidade entre sistemas. Além disso, será explicado como modelos de informação podem permitir a criação de registros eletrónicos de saúde, através de interfaces criadas para os médicos , e como as ontologias podem ajudar os investigadores no registo de informação científica. Além disso, será apresentada uma proposta que utiliza ambos os instrumentos, e tem em conta os níveis de realidade que cada um é capaz de representar . Finalmente, será apresentado um projeto em curso para a representação do conhecimento médico, bem como as estratégias para a aquisição de conhecimento e as interfaces utilizadas para avaliação médica e conceptualização de conhecimento.
Bio:
Mauricio Almeida é actualmente Professor Associado do Departamento de Teoria da Informação e Gestão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Obteve seu PhD em Ciência da Informação da UFMG e passou sua licença sabática na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, com o Grupo de Investigação em Ontologia liderado por Barry Smith.
Seus principais interesses de investigação são a representação do conhecimento e ontologias aplicadas. Outras áreas de interesse são: sistemas de classificação, modelagem e vocabulário biomédico.