A configuração para a rede Eduroam é ligeiramente diferente da anterior e-U, nomeadamente no tipo de segurança adoptado (WPA versus WEP) e a necessidade de certificado em algumas universidades.
Todavia, no caso da Universidade da Madeira, recebi uma notificação do SCI - Sector de Comunicação e Informática da UMa - a informar que devido ao número elevado de alunos com portáteis e PDA, o número de IP’s disponíveis para a rede Eduroam foi esgotado pelo que podem surgir problemas de ligação e falha na atribuição de IP’s. A mesma unidade recomenda a adopção temporária da rede anterior e-Ua (para alunos).
Ou seja, na configuração descrita para a eduroam, caso o aluno tenha problemas, deve mudar o SSID para e-Ua e a segurança para o tipo Aberto, WEP e utilizar na mesma o Secure W2. As restantes configurações são iguais.
Estas instruções são para Windows Mobile. Os alunos com Portáteis devem adoptar o 802.x invés do Secure W2 ou então dirigirem-se ao Núcleo de Informática da UMa (Piso 2) para mais informações.