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Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
Título:

A Dynamic Difficulty Adjustment Framework for Serious Games Applications in Neurorehabilitation

Autor: Pedro Henrique Gonçalves Lobo

Local: Sala 2.109 e Sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
 
Dia/Hora: 08/05/2024 11:00
 

Resumo:

Jogos sérios são frequentemente utilizados para abordar a natureza repetitiva e frustrante da re- abilitação. No entanto, podem ainda cair nas mesmas armadilhas da reabilitação tradicional se o jogo não tiver desafios ou se tornar demasiado difícil. Para evitar esses resultados problemáticos, o ajuste dinâmico de dificuldade (DDA) pode ser utilizado na reabilitação não apenas para definir as configurações clínicas ideais para o treino, mas também para criar um equilíbrio entre o tédio e a ansiedade, conhecido como zona de fluxo.

Os sistemas DDA tradicionais utilizam diversas variáveis intrínsecas ao jogo e à experiência do jogador (ou seja, número de participantes, pontuação, toques na tela, tempo total para completar a tarefa) para o ajuste de dificuldade. A principal limitação desses sistemas DDA é a sua dependência de variáveis de jogo para o ajuste de dificuldade, resultando na falta de generalização para outros jogos e padronização.

Este documento explicará a primeira etapa do desenvolvimento de uma estrutura para aju- dar a implementar um sistema de ajuste de dificuldade dinâmico universal e agnóstico que utiliza informações orientadas pelo paciente (sinais eletrofisiológicos, relatórios explícitos) e dados orien- tados pelo jogo para ajustar a dificuldade e criar uma experiência envolvente e equilibrada para o utilizador

Nesta tese, trabalhámos no desenvolvimento de um framework DDA agnóstico, que ajudará a facilitar a implementação deste sistema util em séries de jogos mais diversas, ao mesmo tempo que fornece ferramentas para ajudar os menos experientes em tecnologia a utilizá-lo.

Durante esta dissertação, foi realizado um estudo com utilizadores onde vários voluntários experimentaram três versões do mesmo jogo utilizando diferentes estímulos (explícitos, subjetivos e implícitos) para se adaptarem à dificuldade, com o objetivo de responder (i) se o sistema é capaz de criar uma experiência agradável e envolvente e (ii) se o framework pode adaptar eficazmente à dificuldade com base em vários estímulos.

Dos testes meticulosos realizados durante este projeto, surgiram algumas descobertas esclare- cedoras: (i) No geral, os voluntários mostraram-se a desfrutar e a estar envolvidos durante o ex- perimento e (ii) os voluntários mostraram-se a perceber o ajuste como orgânico e envolvente.

Este framework DDA agnóstico representa um passo significativo para otimizar os ajustes de dificuldade nos jogos sérios, levando a uma experiência de reabilitação mais eficaz e enriquecedora.

Sessão Cibersegurança: João Domingues, Head Security da empresa Securnite

por Eduardo Marques -

Aos interessados,

No âmbito do Fórum de Empregabilidade e da disciplina de Segurança em Sistemas de Comunicação/Redes, haverá uma palestra sobre Cibersegurança proferida pelo Eng. João Domingues, Head Security da empresa Securnite (https://www.securnite.com/). Esta decorrerá no dia 2 de maio, pelas 11 horas no Laboratório de Redes e Telecomunicações, piso -2.

A presença é livre mas carece de inscrição até ao início da manhã de 2 de maio. A inscrição é para a gestão do acesso à sala de aula e deve ser feito no seguinte endereço: https://forms.office.com/e/fYF5KZVgj2 (necessário acesso ao o365 da UMa).

A agenda para a palestra terá vários pontos sobre as principais preocupações com a Cibersegurança hoje e no futuro e será a seguinte:

  1. Introdução à Cibersegurança
  2. Regulamentos Europeus
  3. IT vs. OT - A Rede Corporativa vs. Infraestrutura Crítica
  4. Exemplos Práticos e Casos Reais
  5. O Futuro da Cibersegurança – Oportunidades e Ameaças

PARTICIPA NO ESTUDO SOBRE O USO DE AVATARES EM CONTEXTO DE AUTODISTANCIAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA

por Mónica Cameirão -

 

Se és mulher com idade entre os 18 e 35 anos, resides em Portugal há 3 anos ou mais, e consegues deslocar-te à Universidade da Madeira Tecnopolo para uma sessão presencial, convidamos-te a participar da nossa investigação.
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Universidade da Madeira (104/CEUMA/2024) e pretende explorar a influência da aparência dos avatares utilizados num exercício de autodiálogo através da discussão de um problema do dia-a-dia, utilizando óculos de realidade virtual.
A tua participação implica: 

  1. Questionário online (10 minutos). 
  2. Uma sessão presencial no NeuroRehabLab (uma semana depois do questionário online, 45 minutos a agendar com a investigadora ou através do seguinte link).
  3. Questionário online sobre a experiência realizada na sessão presencial (uma semana depois da sessão, online e com a duração de 5 minutos) 

Se tens interesse em participar, clica aqui ou lê o QR code e serás redirecionada para o primeiro questionário. No fim do questionário encontrarás o link onde poderás marcar a tua sessão presencial. Poderás também agendar esta sessão com a investigadora através do e-mail: diana.mendes@nlincs.uma.pt.

Relembramos que a tua participação é voluntária e que tens o direito de desistir em qualquer momento. Agradecemos a divulgação do convite para outras mulheres que possam ter interesse em participar.


Agradecemos a tua disponibilidade e atenção.


Diana Mendes
Investigadora Principal

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A Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia é uma unidade orgânica da Universidade da Madeira, que desenvolve atividades de ensino e de investigação nas áreas científicas de Engenharia Civil e Geologia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática e Design de Media Interativos, Física, Matemática e Química.