Novos directores de curso de civil

Novos directores de curso de civil

por dario fernandes -
Número de respostas: 20

Cada vez mais o departamento de engenharias consegue supreender, desta vez coloca como directores de curso de engenharia civil, 2 professores de formaçao em matematica que em nada estao familiarizados com a área de civil.

Agorra é que nós coitados dos alunos podemos esqueçer o reconhecimento da ordem o que para nós é fundamental, que delegação da ordem que vai levar a sério agorra um curso dirigido por pessoas formadas em matemática... estao a fazer coisas para acabar com o curso aqui na regiao... se é esse objectivo parabens estao a seguir o caminho certo.

Aproveito para deixar aqui um abraço ao professor Portela e lhe dizer que nós alunos estamos com ele.

Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Hugo Teixeira -

A confirmar-se que o directores de curso serão mesmo os que se fala, sem pôr em causa a competência ou o valor dos mesmos, é obvio que ter dois professores com formação em matemática como directores de 1º e 2º ciclo, não é nada positivo para o nosso curso.

Se o nosso curso já apresentava algumas deficiências, principalmente por falta de cadeiras que são consideradas enssênciais noutras universidades, agora ainda temos mais este ponto negativo.

As pessoas do departamento em vez de estarem preocupados em dar mais valor ao curso trazendo os melhores e os mais bem formados parace querer fazer o contrario por pelo que parece, devido a guerrinhas internas. Nós alunos é que ficamos prejudicados com tudo isto. E mais... andamos a pagar a propina máxima para isto!

Já agora aproveito para deixar um abraço ao prof. Portela e pedir-lhe para para já manter-se connosco.

Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Gilberto José Silva Laranja -

inflesmente tem razao isto vai de mal a pior, nao será a mesma coisa por mais competencia que terao os novos diretores nunca teram a experiencia de dois engenheiros civis com muitos anos de trabalho...

abraço ao professor Portela os alunos estao com ele.

Em resposta a 'Gilberto José Silva Laranja'

Re: Novos directores de curso de civil

por José Martins -
Laranja atenção á escrita! Estás a passar má imagem com esse vocabulário (na brinca). Parece-me é que civil está a ficar demasido concorrida com a junção das vagas com o resto das engenharias e matemáticas, a partir daí só veio a piorar com a entrada de bolonha. beijos e abraços
Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Gil Teixeira -
Não sei porquê, mas já nada deste departamento consegue me surpreender. Este curso já tem um caminho traçado...

Este curso dependia muito do Professor Portela que sempre fez tudo pelos alunos e sempre foi o nosso único apoio neste triste departamento.

Agora os alunos, para além de se sentirem enganados por todas as situações que vêm a decorrer deste o inicio do ano lectivo, agora têm muito mais com que se preocupar. Sem nada contra os ainda não oficiais directores de curso (não oficiais, porque o departamento ainda não informou os alunos de nada), porque já tive aulas com ambos e são os 2 excelentes professores, esta decisão não é com certeza bom para o curso e especialmente para os alunos, porque como é óbvio, curso de Eng. Civil tem que ser dirigido por engenheiros civis.

Resta agradecer ao Prof. Portela por todo o seu trabalho e empenho nestes 4 anos de excelente trabalho, e esperar que algo seja feito para bem dos alunos.

PS: Acabem com guerras de poder e peço-vos (DME) que por vezes se lembrem dos alunos.

Obrigado
Em resposta a 'Gil Teixeira'

Re: Novos directores de curso de civil

por Rogério Chaves -
boas tardes a todos.
expliquem me lá uma coisa se nos outros cursos os directores de cursos são docentes do curso, como é que o de engenharia civil vão ser prof. de matemática? V-Só podem estar a brincar,isto mesmo só na universidade da madeira.



Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por João Andrade -

O tratamento de que tem sido alvos, os anteriores directores da licenciatura e do mestrado do curso de Engenharia Civil da UMA, é para mim, de uma total desconsideração por duas pessoas que não só foram os grandes responsáveis pela criação deste curso nesta faculdade, como também pela credibilidade que este vinha adquirindo, apesar dos seus poucos anos de existência.

Não querendo pôr em causa as competências dos próximos directores de mestrado e licenciatura, pergunto a todos, que credibilidade terá o curso perante a ordem, não sendo o mesmo dirigido por Engenheiros Civis? Nenhuma!!

Aproveito também para deixar um abraço ao professor Portela e à professora Eliane e tal como os meus colegas, lhe dizer que todos os alunos estão com ele

Em resposta a 'João Andrade'

Re: Novos directores de curso de civil

por Hugo Teixeira -
Eu como aluno deste departamento e do Curso em questão, espero ser informado por alguém de responsabilidade das mudanças que estão a decorrer e das suas reais consequências. Penso que tenho esse direito, porque até agora, o que sei são conversas de corredor. Obrigado
Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Novos directores de curso de civil

por A. Sousa Catanho -

Prevaricar,

do Latim praevaricare.

Verbo intransitivo,

faltar ao cumprimento do seu dever;

abusar no exercício das suas funções.

Há individuos no DME que acham correcto as coisas erradas que fazem. Das duas, uma: têm um Q.I. muito baixo ou são mesmo corruptos. Acho que estou mais inclinado para a 1ª e para a 2ª hipotese. Lá consciência pesada têm-na todos, de certeza!

Tomar decisões e posições que comprometem seriamente o bom funcionamento e credibilidade de um curso essencial, é faltar ao cumprimento do seu dever.

Brincar com a vida académica dos alunos, deixando de parte os seus direitos e interesses justos, para prevalecer interessses inter-departamentais, é faltar ao cumprimento do seu dever.

Desconsiderar o bom trabalho dos directores de Engenharia Civil que deram forma e imagem a este curso, para os substituir por docentes que, independentemente das suas competências, não são adequados para o cargo em questão (sem falar naqueles que não são competentes), é abusar no exercício das suas funções.

Chantagens, vinganças e actos de irresponsabilidade intencionais, é abuso no exercício das suas funções. É abuso de poder!

Mas no meio disto tudo, os responsáveis por este descalabro esquecem-se que um dia o tiro pode sair-lhe pela colatera. Como se costuma dizer: “Não desejo o mal a ninguem”, mas oxalá que isso aconteça.

Prevaricação é que não!

Em resposta a 'A. Sousa Catanho'

Re: Novos directores de curso de civil

por Rafael Brites -
Tal como já foi referido aqui por todos os meu colegas, não quero colocar em questão a competência dos anunciados, em conversas de corredor, directores de curso. Só não entendo como é que se tomam decisões, sem consultar os elementos essenciais para que este departamento funcione, ou seja, os alunos, nomeadamente os de Engenharia Civil. Não acredito que não haja pessoas com bom senso, para ver que o curso de Engenharia Civil, é neste momento o mais importante do departamento. Caso assim não fosse, não estaria a entrar todos os anos 60/70 alunos, para as 120 vagas oferecidas pelo departamento, para o curso de Engenharia Civil, ficando os restantes divididos pelos os outros cursos da responsabilidade do departamento.
Alguém que me explique porque razão não são pessoas da área da Engenharia Civil, a nos conduzir para o nosso futuro??? Se são eles que têm o conhecimento daquilo que necessitamos para o nosso curso e para o nosso futuro.
Alguém que me explique porque razão os alunos não são ouvidos?? Não interessamos???Não temos direitos???
Acho que nós, alunos, devemos unir-nos em prol do nosso curso.

Tal como os meus colegas, só tenho agradecer ao prof. Portela e à prof. Eliane, por tudo o que fizeram pelo nosso curso.
Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Gonçalo Camacho -

Caros colegas, o que se esta a passar aqui deve-se a uma pequena falha de comunicação que se passou no nosso departamento, pois ao que parece este aviso era para ser dado ao conhecimento de todos mas acabou por ser extraviado por um ser transcendente.

OFERTA DE EMPREGO

Necessita-se Directores de Curso: 1º e 2º Ciclos de Bolonha

Área: Eng. Civil

Requisitos Mínimos: ….

Favor enviar CV para: VeniVidiVici@DME.pt


É normal que com tantas exigências poucos se candidatem ao cargo smile

Em resposta a 'Gonçalo Camacho'

Re: Novos directores de curso de civil

por nélio castro -

bom dia estimados colegas,

está visto que no nosso departamento o incrivel acontece, pela negativa. Parece impossivel que os directores de um curso não tenham formação respectivamente ao mesmo, é a maneira que o departamento arranja para afundar mais o nosso curso.

saudações académicas

Em resposta a 'nélio castro'

Re: Novos directores de curso de civil

por Gil Teixeira -

Acho que este afundamento do curso, vem como danos colaterais de todas as guerras internas do departamento e também do mesmo contra a reitoria.

Os interesses pessoais estão a ser postos à frente dos interesses dos alunos e da respectiva Universidade.

Agora pergunto o que mais podem fazer para o curso piorar ainda mais?

Eu talvez até consiga prever o próximo passo, mas prefiro esperar até ao início do 2º semestre para ver.

Sabem a que me refiro?!

Em resposta a 'nélio castro'

Re: Novos directores de curso de civil

por Hélder Correia -

Não tenho mais nada a acrescentar ao que anteriormente foi referido; partilho a opinião de todos os meus colegas!

Toda esta situação está a dar uma má imagem para o nosso curso, o que para além de não favorecer nada os alunos, de certeza que também não irá dar boa imagem à UMa. E corrijam-me se estou errado, mas não é dos alunos que depende a UMa? E o DME?

Será que nesta universidade ninguém tem consciência do que se está a passar? É que ao afundar o nosso curso, não somos só nós que vamos ser prejudicados… E a continuar assim, as consequências dos presentes acontecimentos vão se verificar mais cedo do que muitos julgam…

Um abraço ao Eng. Artur Portela, que sempre defendeu os nosso interesses. Agora é a nossa vez; Estamos Consigo!

Em resposta a 'Hélder Correia'

Re: Novos directores de curso de civil

por Edgar Silva -
Caros colegas esta maneira como o Dme está a tratar o nosso curso e a todos nós é uma verdadeira vergonha, onde é que já se viu professores licenciados em Matemática serem directores de um curso de engenharia civil, não menosprezando as competências profissionais das pessoas em questão, mas acho que definitivamente não são as pessoas indicadas para esses cargos.
Será que estes senhores já se sentaram para pensar muito bem no que andam a fazer?

Quero agora agradecer ao Engenheiro Portela e Engenheira Eliane pelo excelente trabalho que desenvolveram ao longo destes anos de existência do curso aqui na UMA.

Cumprimentos a todos.
Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por dario fernandes -

Gostava de agradecer ao professor presidente do DME,  a amabilidade de fornecer tanto documento aos alunos sobre o assunto em questão para nos ilucidar, mas ao mesmo tempo questionar o porquê de no meio de tantos documentos que nos proporcionam uma leitura proveitosa, o facto de as razões que levaram a demissão das pessoas em questão, que penso que também terá na sua posse.

Se a maçada não fosse muita, gostaria que fizesse esse favor apenas para complementar os nossos conhecimentos  livrando-nos assim da nossa ignorância.

Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Gil Teixeira -
Já vi que houve reacção.

Para já só para dizer que se estamos mal informados a culpa vem de cima.

Esta notícia do Prof. Fermé só pode induzir no que seja os novos alunos e aqueles que não sejam de civil.

Quando tiver tempo vou elaborar uma resposta, ou talvez nós...
Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por A. Sousa Catanho -

Realmente, com tanta razão que se vê na secção das notícias do moodle, está confirmado: há mesmo individuos com um Q.I. muito baixo que não estão a conseguir dormir a noite. Prova disso são as justificações baseadas em informações parciais de modo a favorecer a sua posição; justificações baseadas em conversas acusatórias e em nomes que ninguem mencionou. A consciencia pesa muito? A auto-demissão resolve esse problema de saúde.

Eu defendo que a “moda” de responder a cada comentário que se lê, com desinformações favoráveis, é um acto desesperado de recuperar uma razão impossível de alcançar. Por isso, nem vou entrar por esse caminho patético.
Só quero dizer uma ou duas coisinhas inofensivas.

Eu fui testemunha- leia-se testemunha- da intenção de não cumprir os direitos dos alunos, por parte de individuos do DME.

Mais. É preciso ter muito baixo nível para usar comentários menos felizes, de alunos desesperados que vêm a sua vida a andar para trás. Usam a faculdade que têm para por a sua resposta na secção das notícias do moodle (sim, porque nem todos têm essa faculdade) para tentar limpar a imagem suja que têm, jogando areia para os olhos dos leitores.

Saludos .


P.S.: SUBSCREVO O QUE O COLEGA DÁRIO SUGERÍU (A PROPÓSITO DO DOCUMENTO REFERENTE À “DEMISSÃO POR ESCRITO” DOS ANTERIORES DIRECTORES DE CURSO) E SUGIRO QUE SE FORNEÇA A ACTA DA COMISSÃO CIENTÍFICA, NA ÍNTEGRA (E NÃO APENAS UM EXCERTO), DE MODO A QUE NINGUÉM FIQUE ENGANADO POR CONVERSAS DE CORREDOR.

Em resposta a 'dario fernandes'

Re: Novos directores de curso de civil

por Hugo Teixeira -
Eu vou responder ao Prof. Fermé aqui neste tópico já que é aqui que temos vindo a discutir a situação.

Em primeiro lugar queria agradecer-lhe por nos ter disponibilizado tais documentos , e agora vou começar por responder à parte em que fui citado.

Eu disse:

Se o nosso curso já apresentava algumas deficiências, principalmente por falta de cadeiras que são consideradas essências noutras universidades, agora ainda temos mais este ponto negativo.

Prof Fermé disse:

O plano de estudos da Licenciatura em Eng. Civil original e as respectivas modificações para Bolonha foram feitos por uma equipa liderada pelo Prof. Artur Portela. [DOCUMENTO 2-1 e 2-2]. Acho uma falta de respeito ao Prof. Portela e à equipa de trabalho que colaborou colocar em causa o seu trabalho.

Eu respondo:

O plano de estudos foi elaborado pelo Prof. Portela, e acho muito bem que tenha sido, visto este ser na altura o director do curso. Pelo que sei aqui não foi referido que a elaboração deste plano estava limitado ao "modelo" Bolonha imposto pelo departamento. Digo limitado porque: o plano teria de ser composto por 4 cadeiras semestrais e as tais "EG's" teriam de fazer parte desse plano. Ou seja... fez-se o que se pôde.

Eu disse:

As pessoas do departamento em vez de estarem preocupados em dar mais valor ao curso trazendo os melhores e os mais bem formados parece querer fazer o contrario por pelo que parece, devido a guerrinhas internas. Nós alunos é que ficamos prejudicados com tudo isto. E mais... andamos a pagar a propina máxima para isto!

Prof. Fermé disse:

Ao longo da vida do curso de Eng. Civil, os 3 presidentes do DME (Prof. Carmo, Prof. Nunes e eu próprio) baseamos a política de contratações de Eng. Civil nas opiniões do Prof. Portela. De facto o Prof. Herlander e a Profa. Nelli foram contratados sob sugestão do Prof. Portela. Envio como amostra copia do último e-mail que enviei ao Prof. [DOCUMENTO 3]. Acho incorrecto um aluno pôr em causa a politica de contratações sugerida pelo Prof. Portela (e do DME) sem ter ideia de como essa política se desenvolve.

Eu respondo:

Eu não estava obviamente a me referir ao Prof. Herlander (que defacto tivemos alguns problemas, mas problemas que poderiam ter sido evitados e resolvidos logo de inicio) nem à Profª. Nelli, antes pelo contrario, nós alunos queremos é mais professores com o nivel de formação destes.

Rogério Alencastre disse:

expliquem me lá uma coisa se nos outros cursos os directores de cursos são docentes do curso, como é que o de engenharia civil vão ser prof. de matemática? V-Só podem estar a brincar,isto mesmo só na universidade da madeira.

Prof. Fermé respondeu:

Este parágrafo, e outros similares, mostram os seguintes desconhecimentos:

a) de que ninguém demitiu os anteriores directores de curso, nem foram banidos, como sugerem os comentários. Os mesmos apresentaram demissão por escrito.

b) de quais professores foram nomeados pelo DME para serem directores de curso da Lic. e do Mestrado e o Prof. nomeado como vogal em ambos cursos. Ao respeito, anexo excerto da acta da comissão científica.[DOCUMENTO 4]

c) de qual é o papel dum directo de curso. Ao respeito sugiro ler os artigos 4º dos regulamentos dos cursos afim de que possam ver a diferencia entre competências científicas e competências de gestão. [DOCUMENTOS 5 e 6]

d) Desconhecimento do que acontece em outros cursos. Como exemplo, sou doutorado em Ciências da Computação (Matemática) e no entanto foi director de curso de Ensino de Informática e da Lic. em Engenharias Informática (não sou Engenheiro).

e) do que acontece em outras universidades.

f) do que deve ser feito para um curso de Engenharia ser homologado (embora já não seja esse o termo) pela ordem. O DME tem 2 cursos já homologados e experiência suficiente para dar os passos nesse sentido.

g) O DME (e a UMa) só tem, de momento, Prof. com doutoramento em Engenharia Civil. Para ser Engenheiro Civil é preciso estar inscrito na Ordem, e, de momento, nenhum elemento do DME cumpre esse requisito em Engenharia Civil. O DME ofereceu (aquando o Prof. Nunes era presidente) ofereceu pagar os custos das inscrições.

Eu digo:

De maneira a esclarecer-nos completamente também deveria ter enuciado as razões para a demissão dos anteriores directores de curso.


Para já não tenho mais nada a acrescentar. Obrigado


P.S. As citações estão a vermelho porque o Benfica é o maior!



Em resposta a 'Hugo Teixeira'

Re: Novos directores de curso de civil

por Pedro de Sousa -
Vou tentar ser curto e objectivo:

Mostro o meu descontentamento com esta nova situação e partilho o mesmo sentimento que os meus colegas já têm demonstrado até ao momento neste tópico.

Apenas quero fazer um pequeno apontamento, citando, se me permitem, o Sr. Presidente do Departamento de Matemáticas e Engenharias, tambem conhecido por DME, o Sr. Professor Doutor Eduardo Fermé:

"" Este parágrafo, e outros similares, mostram os seguintes desconhecimentos:
a) de que ninguém demitiu os anteriores directores de curso, nem foram banidos, como sugerem os comentários. Os mesmos apresentaram demissão por escrito.(...)"
Sr. Professor, esquece-se de mencionar a principal razão pela qual o Professor Portela e a Professora Eliane se demitiram. Numa só palavra eu resumo: Intransigência. Grande parte dos alunos de civil conhecem a verdadeira razão e por mais que tentem escrever e argumentar, existem factos e indícios que já vêem de trás.
Para ser um pouco mais objectivo, foi a intensa luta entre a Direcção de Curso (Mestrado e Licenciatura) e a Direcção do DME sobre um grande (para não dizer grandíssimo) problema e que apenas soube mandar areia para os olhos e aimanar a situação em vez de cortar o mal pela raiz.

Já terminando, considero de extrema má educação a maneira como tratam os alunos, pois NÓS pagamos mais de 900€ em propinas e parece que é um favor irmos para a universidade.
"Sem Andorinhas, não existe Primavera". Deixando as metáforas de parte, Sem Alunos, não existe a Universidade.

Finalizando, quero deixar a minha palavra de apoio ao Professor Portela e à Professora Eliane.

Aos restantes colegas: Tenham paciência. Isto um dia vai melhorar.

Saudações académicas