Bolsa de investigação - Mestrando em Informática ou área afim

Bolsa de investigação - Mestrando em Informática ou área afim

por Sergi Bermudez i Badia -
Número de respostas: 0

Bolsa de Investigação Científica: ARDITI-BRANT-2021-001-BIC

 

Cargo/posição/bolsa: Bolsa de Investigação Científica (BIC) para estudante de mestrado;

Referência: ARDITI-BRANT-2021-001-BIC;

Área científica genérica: Ciência da Computação, Interação Homem-Computador;

Área científica específica: n/d;

Resumo do anúncio

A ARDITI abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação no âmbito do projeto "BRANT – Revisão da Crença aplicada à Neuroreabilitação Terapêutica" financiado pela FCT, PTDC/CCI-COM/30990/2017 nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

O candidato ideal deverá ter experiência no desenvolvimento de software, nas componentes de Unity 3D, desenvolvimento do lado do servidor e administração de sistemas.

Os candidatos devem ser elegíveis para uma bolsa de investigação da FCT e preencher os seguintes requisitos no momento do início do contrato:

  • Licenciatura em Informática, Informática ou área afins, concluída.
  • Atualmente matriculado num mestrado ou num curso não conferente de grau integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.
  • Experiência em programação e/ou conhecimento em administração do lado do servidor, virtualização, segurança e bases de dados.
  • Disponibilidade para começar imediatamente.
  • Fortes competências de comunicação oral e escritas em inglês; capacidade de trabalho de forma independente, bem como membro de equipa do NeuroRehabLab (http://neurorehabilitation.m-iti.org/lab/);tomar a iniciativa e ser proactivo.

Plano de trabalho:

Os défices cognitivos são comuns após lesões cerebrais, demência e em declínio cognitivo normal devido ao envelhecimento. A atual terapia de reabilitação cognitiva tem sido demonstrada como a forma mais eficaz de resolver este problema. No entanto, a) não são adaptáveis para cada paciente e b) têm um custo elevado, e são geralmente implementados em ambientes clínicos. O Gerador de Tarefas (TG) é uma ferramenta gratuita para a geração de tarefas de treino cognitivo. No entanto, o TG não foi concebido para adaptar e monitorizar a evolução do paciente. Aqui propomos o BRaNT, um melhoramento de TG com módulos de Inteligência Artificial, capacidades de gamificação e monitorização remota, para permitir aos Profissionais de Saúde fornecer, em casa, terapia de reabilitação cognitiva personalizada e de longo prazo. O BRaNT é um esforço interdisciplinar que aborda as limitações científicas das práticas atuais, bem como fornece soluções para a sustentabilidade dos sistemas de saúde e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos doentes.

A principal tarefa para o candidato aceite será apoiar o projeto BRaNT e implementar ferramentas de software (em tablets, tecnologias do site e/ou motor de jogo de unidade) para intervenções de reabilitação virtual usando VR aplicado à reabilitação cognitiva.

Dependendo do currículo específico e do skillset do candidato, as principais tarefas serão ponderadas de forma diferente entre as seguintes:

  • Apoie o desenvolvimento de cenários de realidade virtual utilizando o motor de jogo Unity (https://unity3d.com/) para reabilitação pós-acidente vascular cerebral, com ênfase no aspeto cognitivo.
  • Apoiar a integração de aplicações com bases de dados.
  • Suporte ao desenvolvimento do servidor frontend e backend
  • Administração do sistema.

Legislação e regulamentos: 

A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf

Local de trabalho:

O candidato será integrado numa equipa interdisciplinar de investigadores com competências em domínios técnicos e clínicos. O trabalho será realizado na ARDITI (Funchal, Portugal) em estreita colaboração com os parceiros do projeto BRANT e utilizadores finais, sob a supervisão do Prof. Sergi Bermúdez i Badia (http://neurorehabilitation.m-iti.org).

Duração da bolsa:

A bolsa terá uma duração de 9 meses, com um início esperado o mais rapidamente possível.

Subsídio de manutenção mensal

O subsídio de manutenção mensal é de 835,98€/mês, conforme determinado pelos regulamentos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Estão incluídos o Seguro Social Voluntário (SSV) e seguro de acidentes.

Processo de seleção: O processo de seleção basear-se-á em:

  • Carta de motivação (10%)
  • Curriculum Vitae (40%)
  • Experiência anterior (50%)

As cartas de recomendação são facultativas, mas podem contribuir positivamente para a avaliação.

Júri de seleção:

  • Professora Ana Lúcia Faria, Doutorada;
  • Professor Sergi Bermúdez i Badia, Doutorado (Presidente),
  • Professor Eduardo Fermé, Doutorado.

Membros do júri de substituição:

  • Professor Luís Ferreira, Doutorado;
  • Professor Yuri Almeida, Mestrado

Notificação dos resultados:

Todos os candidatos serão notificados por e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso estará aberto no período de 15-09-2021 e 14-10-2021.

Documentos necessários:

  • Cópia de diplomas que confirmam o Grau Académico, reconhecido por uma Universidade Portuguesa, se a licenciatura tiver sido obtida no estrangeiro:
  • CV atualizado;
  • Carta de motivação;
  • Comprovativo de inscrição em grau de mestre ounum curso não conferente de grau integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior;

Para os cidadãos estrangeiros, é obrigatório o certificado de residência permanente, autorização de residência permanente ou estatuto de residência de longa duração;

As candidaturas devem ser submetidas por e-mail para bolsas.projetos@arditi.pt,  com a referência "ARDITI-Brant-2021-001-BIC"

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Funchal
Instituição de acolhimento: ARDITI
Data limite de candidatura: 14 de Outubro de 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
 

flag_yellow_low.jpg