Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
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Título: Digital Nudging - A Human Component Automation Tool

Autor:   Fernando Jacob Teixeira Martins

Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

Dia/Hora: 06/12/2021 14:00 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

Resumo:

O avanço tecnológico faz com que as pessoas cada vez mais utilizem os sistemas informáticos para realizar diversas ações tais como compras, ver noticias, efetuar pagamentos, etc. Através dos nudges digitais, que são a alteração da interface do utilizador para a escolha de uma determinada opção previamente determinada, possibilita-se a implementação ferramentas de automação da componente humana que facilitam a integração de nudges nos diversos websites. A implementação de nudges em websites não é algo simples e requer algum conhecimento técnico para que se consiga alterar as interfaces previamente escolhidas para que os utilizadores efetuem escolhas predeterminadas pelos gestores dos websites.

Atualmente, ainda não existem métodos definidos nem ferramentas que ajudem os gestores de websites a implementar nudges perante os seus utilizadores, deste modo, pretende-se dar um passo inicial para a criação de uma ferramenta que permita dar este primeiro passo e facilite a implementação de nudges nos diversos websites sem que seja necessário pessoal especializado na disponibilização dos nudges. Através da ferramenta de nudging que se implementou, pretendeu-se automatizar a componente humana de modo que um gestor de websites consiga adicionar um nudge ao seu website através de um plugin. A adição de um nudge será efetuada de forma simples e irá requerer pouco intervenção de forma técnica por parte dos gestores do website.

Foi desenvolvido um plugin no WordPress, através deste foram criados três nudges. Para validar a ferramenta que se desenvolveu foram disponibilizados dois sites semelhantes (um sem nudges e outro com nudges) a um conjunto de utilizadores, onde através do Google Analitycs se recolheu a interação dos utilizadores perante ambos os websites. Os resultados mostram que a aplicação de nudges digitais através da variação da posição inicial do scroll e da variação do tamanho do conteúdo, alterou o comportamento dos utilizadores. No website com nudges, 75 % das ações relizadas pelos utilizadores foram as esperadas. O website com nudges também obteve uma maior percentagem de cliques (mais 32,35 % em comparação com o site sem nudges). Os resultados são muito positivos e incentivam o uso contínuo de nudges em ambientes digitais, proporcionando um avanço para trabalhos futuros.