Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por Nuno Jardim Nunes -
Número de respostas: 9
O DME permite que todos os alunos que estejam inscritos nas actuais licenciaturas possam continuar inscritos nos mestrados com coerência científica (ou seja: LEI->MEI, LEET->METR, LEC->MEC, LM->MM) nas seguintes condições:
1. Os alunos que após aplicação das equiparações já tenham concluido todas as unidades curriculares do 1º ciclo, podem de imediato inscrever-se no 2º ciclo correspondente ficando desde logo atribuidas equiparações a eventuais cadeiras de 2º ciclo que já tenham efectuado nos anos lectivos anteriores;
2. Os alunos que após aplicação das equiparações fiquem com algumas unidades curriculares em falta, podem inscrever-se no 2º ciclo correspondente desde que já tenham obtido aprovação em pelo menos 60 ECTS do 1º ciclo. Para deverão no ecrã final da inscrição seleccionar as cadeiras em que se pretendem inscrever tendo sempre em atenção a tabela de créditos por área e nível apresentada pelo sistema.

Em ambos os casos o limite de créditos ECTS em que os alunos de podem inscrever é de 75ECTS.

Nuno
Em resposta a 'Nuno Jardim Nunes'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por Nuno Jardim Nunes -
Nova rectificação no ponto 2 onde está "podem inscrever-se no 2º ciclo" é obviamente "podem inscrever-se em unidades curriculares do 2º ciclo".

Nuno
Em resposta a 'Nuno Jardim Nunes'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por Eduardo Cardoso -

Boas, no ano passado sofri um processo de equivalencias entre o bacharelato em eng. civil que possuo e com a licenciatura em eng. civil na UMA. Ao fazer a matricula este ano deparei-me com uma situação.  As disciplinas de 4º e 5º ano que tive equivalencia aparecem como extra-curriculares, gostava de saber se vão ser equiparadas aquando da minha passagem pro 2º ciclo de bolonha (a volta de 10 disciplinas).

Neste momento faltam a volta de 60 creditos para terminar o 1º ciclo.

Em resposta a 'Nuno Jardim Nunes'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por José Mendonça -
Soube infelizmente que perdi a cadeira que me faltava para terminar o plano antigo de LEI (calculo financeiro).
Sabendo que vou apresentar o projecto de fim de curso (como referencia um CMS) juntamente com um colega, quais são as minhas possibilidades de transitar para bolonha sem necessitar de efectuar qualquer cadeira?
Ja vi o pdf com as equivalencias disponiveis em dme.uma.pt/bolonha salvo erro, e pelo que lá está poderia transitar sem fazer qualquer cadeira. Contudo ja ouvi colegas meus dizerem que nao é assim, e que tem obrigatoriamente que fazer a dissertação (o que no meu caso significava 1 ano de projecto deitado no lixo literalmente).
Qual ou quais serão os caminhos que poderem seguir nesta situação?

NOTA: Estou a prever passar na avaliação do PFC. Não me parece que eu vá abrir um precedente de alguem perder no projecto :p
Em resposta a 'José Mendonça'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por Nuno Jardim Nunes -
A equiparação do projecto está sujeita a re-avaliação por um juri nomeado nos termos da nova lei.
Isto não significa que o projecto seja "literalmente deitado no lixo", significa que o orientador poderá, face à nova lei, solicitar trabalho adicional, em particular se o projecto tiver sido realizado em grupo e/ou não tiver uma componente de caracter mais teórico que seja consistente com os novos padrões do mestrado de Bolonha.
Convém também lembrar que os alunos tinham conhecimento deste procedimento e dos riscos que corriam em deixar uma cadeira atrasada para terminar o curso nos moldes de mestrado de bolonha.

Portanto neste e noutros casos sugiro que contactes o teu orientador de projecto para que ele possa dar indicações sobre o trabalho adicional (ou não) que é necessário para submeter a um juri e provas públicas (agora exigidas por lei).

Saudações,

Nuno
Em resposta a 'Nuno Jardim Nunes'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por José Mendonça -
O trabalho adicional poderá ter a duração do ano inteiro? É que nesta altura sair de um projecto para iniciar logo outro por mais 9 meses é complicado :s
De qualquer forma neste momento estou a assistir às aulas da cadeira, que agora passou para primeiro semestre. Sempre é um trabalho "menor".
De qualquer forma, na eventualidade de ser necessário um trabalho extra, suponho que eu teria que me matricular novamente. Se for este o caso, era dado já o grau de licenciatura, ou seriam os dois graus dados apenas aquando da conclusão do trabalho extra?
Cumprimentos.
Em resposta a 'José Mendonça'

Re: Transição para Mestrado (2º Ciclo) de Bolonha

por Nuno Jardim Nunes -
Os alunos que teminarem este ano (agora só em época especial) ficam licenciados pré-Bolonha.
Os alunos que perderem uma cadeira transitam para Bolonha e têm que terminar nos moldes de Bolonha.
A duracção do projecto reformulado segundo os novos critérios do mestrado são definidos pelo orientador e pelo jurí, pode demorar 1 semana, 1 mes ou 1 ano, depende do trabalho e das indicações do orientador. Em qualquer caso será sempre necessário fazer a inscrição em 2007/08, a inscrição na cadeira de mestrado e aguardar pela discussão.

Nuno