Seminário: Sem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)

Seminário: Sem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)

por .Moodle na FCEE -
Número de respostas: 0

Professor Doutor Dinis PestanaSem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)

O Centro de Ciências Exatas e da Engenharia convida toda a Comunidade Académica a participar no Seminário proferido pelo Professor Dinis Pestana, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, que tem como título "Sem Razões para Aprender Estatística (e Uma para Aprender Ortografia)" e que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro de 2015, pelas 15:00 no Anfiteatro 7 (situado no edifício da Penteada, 3.º andar).

Resumo

A capacidade de domesticar o risco e de usar a incerteza para construir conhecimento é um traço fundamental da modernidade, e fazem com que a Estatística molde a metodologia da investigação científica e a esse título intervenha em todo o progresso. Mas o papel da Estatística na defesa da cidadania era já gabado pelo estadista britânico Carlysle no século XIX, possivelmente por em 1895 Playfair ter sistematizado as representações gráficas de dados de que se servia como jornalista, fazendo juz ao aforismo “um gráfico vale mais do que mil palavras”. O pensador político e historiador H. G. Wells não hesitou em escrever que no futuro a capacidade de lidar com Estatística ia ser tão importante como saber ler e escrever. Apresentamos alguns exemplos do bom uso e do abuso da Estatística, para defender a ideia de que alguma informação estatística é um direito de todos, pois constitui uma vantagem.

Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/MAT/UI0006/2014