Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

por Karolina Baras -
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Título: AQUA Explorando a gamificao e cincia cidadna monitorizao da biodiversidade de cetceos
 
Autor: Diego Andrés da Silva Briceño
 
Local: Sala 0.57 e Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93618097978
 
Dia/Hora: 02/11/2023 11:00
 
Resumo:

Ao longo dos anos, as atividades humanas têm ameaçado o ecossistema marinho, e os cetáceos têm sido uma das espécies mais afetadas. A recolha de informação é crucial para monitorizar estas espécies e, posteriormente, tomar medidas em relação às políticas e iniciativas de conservação. Recentemente, o potencial dos dados recolhidos através da ciência cidadã tem sido explorado como uma oportunidade rápida e económica para recolher informações sobre avistamentos de cetáceos. Em particular, nas ilhas da Macaronésia, iniciativas têm procurado envolver embarcações turístico- marítimas na recolha destes dados durante atividades de observação de cetáceos, estabelecendo uma parceria entre cientistas e empresas para promover o conhecimento sobre a biodiversidade marinha. No entanto, esta recolha de dados é feita em papel por biólogos que acompanham as embarcações, tornando difícil centralizar todas as informações e garantir a participação contínua.

Esta dissertação foca-se em melhorar o desenho e desenvolvimento de uma aplicação móvel de ciência cidadã projetada para facilitar a recolha e partilha de informações sobre avistamentos de cetáceos. Uma vez que a revisão de literatura destaca que um desafio comum na ciência cidadã é manter a motivação dos participantes ao longo do tempo, este trabalho integrou elementos de gamificação na aplicação.

Foi realizada uma avaliação do protótipo com profissionais durante viagens de observação de ce- táceos e os nossos resultados indicam que, embora a gamificação não tenha aumentado a motivação dos participantes, a experiência de utilizador da aplicação foi muito positiva, com os participantes a destacar a facilidade de utilização, a simplicidade do processo de recolha de dados e a relevância da gamificação para entusiastas.

Além disso, este trabalho também contribuiu para o desenvolvimento de uma API que permite partilhar dados recolhidos a partir da aplicação móvel com entidades externas, contribuindo para a partilha dos dados das espécies. Este trabalho aponta possíveis caminhos para investigações futuras, considerando o potencial e a utilidade do sistema AQUA, que combina ciência cidadã, tecnologia e ciência na monitorização da biodiversidade de cetáceos.