Inscrição em Ciências Exprimentais

Inscrição em Ciências Exprimentais

por Rafaela Rodrigues -
Número de respostas: 12
Não consigo me inscrever em nenhuma, já estão todas completas? Queria a P4 e P20 sad
Em resposta a 'Rafaela Rodrigues'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Ruben Mendonça -

Tens que ir ao site da cadeira: jglg.uma.pt e inscrever-te lá na parte de ciências experimentais. Têm que ser as duas no mesmo dia.

Saudações académicas..

Em resposta a 'Rafaela Rodrigues'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por João Pestana -
Foi-me praticamente impossível inscrever-me em turnos de laboratório, pois todos os turnos que eram compatíveis com o meu horário estão cheios. Como posso resolver este problema? Ainda mais a necessidade de termos que nos inscrever em turnos de laboratório e turnos de informática no mesmo dia torna as coisas muito mais complicadas não tendo flexibilidade nenhuma.
Em resposta a 'Rafaela Rodrigues'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por João Pestana -
Tenho apenas 4 cadeiras a contar com Ciências Experimentais e já fazia quase uma semana que tentava me inscrever nos turnos e nada conseguía porque estão cheios, e além disso os turnos de laboratórios e os de informática têm de ser no mesmo dia e são aulas obrigatórias. Ora, eu tenho muito tempo livre, mas tenho aulas á tarde na Quinta e Sexta, e não foi possível encontrar turnos livres, apesar dos turnos de laboratórios de manhã desses dias estarem com mais vagas. Ontem finalmente consegui inscrever-me no turno de laboratórios de física P8 e no turno de informática P23 (Terça feira), e para mim foi um alivio após as constantes tentativas para conseguir me inscrever em turnos. Hoje, um novo problema surgiu durante a tarde, pois recebi um telefonema do Departamento de Física a dar a noticia de que a P8 tinha sido anulada por ter poucos alunos e que teria de escolher outro turno. Enfim, se a maior parte dos turnos de laboratórios estão esgotados, e alguns com gente a mais, porque é que se anulam aqueles com menos gente? Ainda não percebi qual o problema em dar aulas a um turno com 4 ou 5 pessoas, não pagamos as mesmas propinas que os outros?!
Em resposta a 'João Pestana'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por António Franco -
Encontro-me na mesma situação, e por ser uma cadeira de 1º ano, foi a 1ª em que me inscrevi e a partir desta inscrevi-me nas restantes, agora deparo-me com a situação que não posso frequentar essa mesma aula laboratorial, porque cancelaram devido à pouca inscrição de alunos, sabendo que os outros turnos estão totalmente cheios, não percebo porque não equilibram o número de alunos dos turnos (sabendo que estão quase todos super lotados) em vez de retirar uma aula que estava com 5 alunos inscritos ..

» Afinal o elevado valor das propinas que pagamos para que servem..?
» Porque é que não há flexibilidade de horário em termos de podermos frequentar uma aula laboratorial num dia e ir à aula prática num outro dia ..?
Em resposta a 'António Franco'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Rafaela Rodrigues -

pois estou na mesma situação :( não vou poder fazer esta cadeira pk os laboratórios k se conciliam com o meu horario estão cheios, mas as propinas essas não baixam o valor nem k faças 1 unica cadeira por semestre.

Em resposta a 'Rafaela Rodrigues'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Nuno Jardim Nunes -
Eu compreendo o vosso descontentamento mas têm que compreender que o DME (e o DF) têm limitações ao número de docentes que são impostas pela Reitoria.
O DME deveria ter 63 docentes, só podemos trabalhar com 53 docentes por causa das restrições e da "solidariedade" com os outros departamentos que têm docentes a mais.
Dos 53 docentes que temos, 10 estão em dispensa para doutoramento (que é obrigatória por lei e importante para que dentro de 3 anos todo o corpo docente esteja doutorado - um dos factores mais importantes de qualidade).
Ou seja, com base no número de alunos que temos deveriamos dispor de 63 docentes e estamos com 43 (cerca de 20 a menos)... Não é possível fazer milagres, eu pelo menos não sei.
Não entendam isto como uma desculpa, apenas factos que devem ser do vosso conhecimento até porque nunca vi nenhum aluno se preocupar com estas questões que são as que realmente afectam a qualidade (e não as praxes, as festas, as declarações de preocupação nos jornais ou a imagem que tudo está bem). É evidente que os -30% de docentes que o DME tem não correspondem a um desconto de 30% na vossa propina.
Em resposta a 'Nuno Jardim Nunes'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Ruben Mendonça -
O que custa mais nisto tudo, é ver que está sendo aplicada a propina máxima e não entendemos o porquê. Não temos cursos que justifiquem ter propinas máximas, uma vez que penso que nem é necessário ter assim tanto material de laboratório como noutras universidades que até têm simuladores de sismos e nem chegam a ter a propina máxima. E qual a logica de termos um reitor que tem a ideia de ser "solidário" com os outros departamentos? Porque é que tem que implicar sempre com o nosso departamento? Se ao menos deixasse este departamento trabalhar como deve, e tem direito, provavelmente ficava com dores de cotovelo de não ver o departamento de gestão tão bem organizado como este. Muito provavelmente até tem. Tenho é mesmo pena de estarmos com menos 20 docentes do que aqueles que deveríamos ter. Não só os docentes o sentem na pele, uma vez que têm maior carga horária, como nós alunos o sentimos, pois deixa de haver práticas que deveriam existir porque não há professores para as dar, aulas sobrepostas, porque os professores não se podem repartir em dois, e depois batem palmas a um reitor que a meu ver só tem contribuído para deitar a baixo o trabalho que é feito pelo nosso departamento.
Em resposta a 'Ruben Mendonça'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Sérgio Antunes -

Não há argumentos possiveis para justificar falta de espaço nas turma para os alunos inscritos numa determinada cadeira. Se faltam docentes, arranjem mais. Nós (alunos) cumprimos a nossa parte. O Magnifico Reitor que cumpra a dele.

Em resposta a 'Sérgio Antunes'

Re: Inscrição em Ciências Exprimentais

por Magda Ascensão -

Argumentos ou pura retórica a verdade, verdadinha de pagar pela “melhoria de qualidade” deixa muito a desejar quando se observa e sente uma “pioria de qualidade”.

Reuniões à parte, órgãos à parte, onde se discute politicas e bons viveres, a verdade, verdadinha é que vivemos numa Torre de Babel, onde todos discutem e ninguém se entende.

Ora vejamos, verdade verdadinha vamos começar pelas nossas matriculas!!!!?? Pelo valor de propinas que pagamos mais valia nos oferecerem apoio psicológico, pela crise de identidade que originou.

Mas fomos fortes e capazes de lidar com estas situações, até ao dia que nos apresentaram os horários (qual núcleo desportivo da UMa qual quê) ginástica fazemos nós, todos os anos, a tentar encaixar disciplinas em sem que haja sobreposição.

E quando temos finalmente horário composto, não podemos nos inscrever nas cadeiras!!!??? WHAT???

Ah pois, ao que parece, receber novos alunos alheios a toda problemática é muito mais importante do que garantir com que os alunos actuais possuem as condições mínimas para precederem aos seus estudos.

Verdade verdadinha, o mais incrível é conseguir finalmente, estar matriculado, ter um horário sem sobreposições, ter uma inscrição em todas as aulas práticas a que tens obrigatoriedade ….. (parece quase perfeito não é!!??) e ao chegares a tua sala nem direito a ter uma cadeira para poderes estar sentado, nem uma mesa para poderes escrever TENS!!!??

Mas pronto, até que somos um grupo porreiro de pessoas, compreensivo e tal, olhamos para o nosso colega e dizemos: ” arranja uma cadeira e partilha a mesa comigo”, até que o teu colega diz: ” Bem, nem o prof, têm cadeira, as outras salas estão também cheias ou fechadas a chave, e magia não sou capaz de fazer!!!

Resumo: Verdade verdadinha, nós já aguentamos muita coisa, mas magia e milagres é pedir demais.