Notícias

    Provas Públicas de Mestrado em Engenharia Civil

    by José Santos -

    Caros alunos,

    Na próxima 5ª feira (29/07/2021) às 10h00 decorrerão as provas públicas de Mestrado em Engenharia Civil do aluno Roberto Manuel Fernandes Tomé, com o tema: “Robustez da Certificação Energética dos Edifícios de Habitação em Portugal”.

    As provas decorrerão na Sala 2.109 (sala de documentação da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia) no Campus Universitário da Penteada e serão transmitidas na Plataforma Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85067871480?pwd=blNFdWNvcHQ3aXNPNlc1N0ViNm9JQT09).

    Cumprimentos,
    José Santos
    (Diretor de Curso do Mestrado em Engenharia Civil)

    Provas públicas de Mestrado em Engenharia Informática

    by Karolina Baras -

    Título: Interações Gestuais para Plataformas de Streaming de Vídeo

    Autor:   Francisco João Mendonça Teixeira

    Local: Sala de Documentação da FCEE e Sessão Zoom

    Dia/Hora: 27/07/2021 09:30 Sala de Documentação FCEE e sessão Zoom ID: 930 4503 9746 Senha: 184189
    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93045039746?pwd=WEcyM2ViOGtkVW1LSzg5Q1VyYjJPQT09

    Resumo:

    A popularidade do rato de computador como modo preferencial de interação com aplicações de computador é inigualável. Mesmo no tempo dos smartphones e tablets, que trouxeram ao público em geral inovações como o modo de controlo através do toque, não existe uma grande variedade nos modos de interação com os diversos dispositivos que usamos no quotidiano.
    Este trabalho propõe uma nova abordagem para controlo, à distância, de aplicações de streaming de vídeo. A aplicação desenvolvida nesta dissertação procura um meio mais natural de interação com este tipo de plataformas usando interações gestuais, captadas pela câmara de profundidade RealSense D435. Câmaras de profundidade, ao contrário de câmaras de vídeo comuns, utilizam um fluxo de luz infravermelha para determinar a distância dos objetos relativamente à câmara. A câmara utilizada neste projeto possui capacidades de captura tanto neste modo, como no modo comum RGB.
    Foi criada de raiz uma interface gráfica inspirada pela plataforma Netflix, para permitir o controlo dos seus botões e os vídeos reproduzidos, programaticamente. Foram desenvolvidos dois protótipos com tecnologias distintas para interagir com a interface. O primeiro, utiliza métodos de tratamento de imagem para retirar a informação pretendida, e um modelo pré-treinado de reconhecimento de gestos para identificar o gesto realizado. O segundo, integra um modelo de deteção e classificação de objetos otimizado para deteção e rastreamento de mãos entre frames. Foram feitas análises experimentais entre ambos e selecionado o segundo protótipo para prosseguir a testes com utilizadores.
    A aplicação foi testada por 11 participantes, num estudo que comparou os seus tempos de utilização da aplicação por meio de interações gestuais com os tempos de utilização com o rato de computador. O sistema mereceu, por parte dos participantes, uma pontuação SUS “aceitável” na escala de (Bangor et al., 2008).
    Conclui-se que o sistema alcançou as expectativas iniciais, ainda que possua limitações aparentes que poderão ser mitigadas em iterações futuras.

     

    Provas públicas - Mestrado em Engenharia Eletrotécnica-Telecomunicações

    by Alberto de Jesus Nascimento -

    No dia 27 de julho de 2021, terça-feira, às 14:30, realiza-se a discussão pública da dissertação de mestrado com o título “Gestão Integrada de Edifícios com Autómato Programável" do aluno José Miguel Dantas Ornelas.

    As provas serão presenciais, na Sala de Documentação da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Sala 2.109, ao Edifício da Penteada, piso 2, e também transmitidas por videoconferência no sítio da Internet

    https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86933633492

    Funchal e UMa, 19 de julho de 2021,

    Pelo Diretor do Curso de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicações

    Alberto Nascimento

    Gestão Integrada de Edifícios com Autómato Programável

    Older topics...